Saúde

FMS alerta para cuidados com animais de rua

O contato com animais de rua ou desconhecidos deve ser feito com cautela para evitar contaminação por raiva

Terça - 18/07/2017 às 16:07



Foto: Ascom Vacinação contra a raiva
Vacinação contra a raiva

O caso recente da morte de uma mulher em Recife (PE), ocasionada por raiva humana, chama a atenção para os cuidados que se deve ter com animais domésticos. No caso de contato com animais de rua ou desconhecidos, a dose de cautela deve ser redobrada. A contaminação pode ser dar numa simples lambida do animal, mordida ou arranhão.

"É preciso ter o máximo de cuidado quando não se sabe a origem do animal e, principalmente, quando não se sabe se ele foi vacinado contra a raiva ", alerta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da FMS (Fundação Municipal da Saúde).

Os animais se contaminam principalmente após terem contato com morcegos que possuem o vírus da raiva. Alguns sintomas são característicos da doença: salivação abundante, dificuldade para engolir água ou alimento, mudança de comportamento e paralisia das patas traseiras. Nos cães, o latido se modifica também, se transforma em um uivo rouco. Os gatos ficam agressivos.

Segundo Oriana Bezerra, no caso das pessoas que alimentam animais de rua ou pegam para adoção, é necessário evitar o contato físico num primeiro momento. “Se decidir pegar o animal, é necessário fazer o transporte em caixa adequada e levá-lo imediatamente para um estabelecimento veterinário para que ele seja submetido a exames e vacina contra a raiva. Caso ocorra um arranhão, contato com a saliva ou mordida, a pessoa deve lavar com água e sabão e procurar imediatamente o atendimento médico".

Durante a campanha de vacinação realizada tanto na zona urbana quanto na zona rural de Teresina no ano passado, 117.624 animais foram imunizados contra a doença. Houve uma cobertura de 85,77% da população de animais. O número de cães imunizados ficou abaixo do esperado. A meta era vacinar 106.812 cães, mas apenas 89.957 bixinhos receberam a dose da vacina.

Em Teresina, além do período das campanhas anuais, a vacinação de cães e gatos contra a raiva pode ser feita no posto permanente situado na Gerência de Zoonoses do município. "Esse posto funciona de domingo a domingo. Qualquer pessoa pode levar o animal para vacinar gratuitamente",  finaliza. O posto permanente da Gezoon fica situado na sede da Gerência de Zoonoses, localizado na rua Minas Gerais, 909, bairro Matadouro, zona norte.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: