Saúde

FMS aguarda novo envio de vacinas pelo Ministério da Saúde

A meta é vacinar 193.527 pessoas na capital até o final do período de vigência da campanha

Sexta - 04/05/2018 às 14:05



Foto: Divulgação Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina já distribuiu nas salas de vacina do município todas as 92.900 doses da vacina contra gripe que foi enviada na primeira remessa do Ministério da Saúde. A meta é vacinar 193.527 pessoas na capital. Teresina mantém salas de vacina em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) por toda a cidade e nos turnos manhã e tarde, com doses disponíveis para todo o público-alvo da campanha. A lista de postos e turnos está disponível aqui.

“Nosso estoque acabou na Rede de Frio, local geral da FMS que armazena as vacinas. Mas nas salas de vacinas das unidades de saúde ainda existem doses. O que precisamos esclarecer é que essas doses, das salas de vacina, acabando não serão repostas este final de semana, mas somente na próxima semana. Assim que o Ministério da Saúde nos enviar novos frascos”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde é responsável em enviar as doses da vacina contra a gripe, que protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. A Secretaria Estadual de Saúde é responsável em fornecer as agulhas para aplicação das doses e a Fundação Municipal de Saúde é responsável pelo armazenamento, distribuição e aplicação das doses na população. “É um trabalho conjunto. Cada um fazendo sua parte alcançaremos a meta de vacinar todo o público alvo”, diz Amariles Borba.

Ela informa ainda que todas as pessoas precisam tomar alguns cuidados de prevenção às diversas viroses, incluindo a gripe, também chamada de Influenza. “Devemos manter os locais sempre arejados, janelas abertas, passagem de ar. Precisamos lavar as mãos várias vezes ao dia, do cotovelo até aponta dos dedos, inclusive de crianças pequenas. A educação doméstica é fundamental. Quando tossir não levar as mãos à boca sem um lenço descartável. Caso sinta sintomas de gripe, hidratar bem o corpo para urinar transparente feito a água que bebe, durante 24 horas do dia”, enfatiza Amariles Borba.

A diretora de vigilância em saúde, que também é médica, informa ainda que a alimentação saudável é fundamental para recuperação do corpo perante uma gripe. “Devemos nos alimentar de alimentos naturais, que contenham vitaminas. Evitar ao máximo os alimentos industrializados, e como já falei manter o corpo hidratado”.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.

O dia D de mobilização da campanha de vacina contra a gripe será dia 12 de maio. Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: