Arte e Cultura

Floriano realiza 12ª Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

Sexta - 03/11/2017 às 18:11



Foto: Reprodução Foto
Foto

A cidade de Floriano realiza de 8 a 12 de novembro a 12ª edição do Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. O encontro, que promete uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, reunirá as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico.

O público terá a oportunidade de ver o longa-metragem Torquato Neto – Todas as Horas do Fim, do Rio de Janeiro, do diretor Eduardo Ades e Marcus Fernando, que traz o universo do Anjo Torto para as telas do cinema nacional. O filme conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura.

Outros longas que farão parte do Encontro Nacional de Cinema são: Bye Bye Jaqueline, do Paraná, A Repartição do Tempo, de Brasília, A Fera na Selva, do Rio Janeiro, e Divinas Divas, também do Rio de Janeiro. O público poderá conferir os curtas-metragens documentários: O Elo Perdido, de São Paulo, que abrirá o Encontro no dia 8 de novembro; depois virão os filmes: Cabelo Bom, do Rio de Janeiro, Antes da chuva, de São Paulo, Cine Rio Branco, da Bahia, e o filme Maria, do Amazonas.

Vampiros é um filme de Filipi Silveira, que abre a Mostra Competitiva de curtas-metragens ficção, produzido no Mato Grosso do Sul. Nos dias seguintes serão exibidos os filmes: Roleta Russa em Trânsito, do Piauí, Diamante, O Bailarina, de São Paulo, Intocável, do Goiás, e Através de Ti, do Rio Grande do Sul.

Entre as animações estão: Uma Aventura na Caatinga, da Paraíba, No Caminho da Escola, do Espírito Santo, A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina, do Rio Grande do Sul, O Violeiro Fantasma, do Goiás; e, Meu Vaqueirão, do Piauí.

O Piauí estará bem representado este ano, com mais cinco filmes que farão parte da Mostra Competitiva de curtas-metragens documentários “Piauí na Tela”, com as produções: Reação do Gueto, Estado da Arte (Adriano Abreu), Mistérios e Encantos da Cidade de Pedra, Além das Barracas, Mosaico de Memórias, Na Feira Livre de Picos e Galeria Rua.

 O público também poderá conferir a programação paralela do Piauí Mix, com os músicos e bandas: Nilton Veloso, Retrohard, Rosinha Amorim, Maurício e Banda e Ícaro e Avelã. Os shows vão acontecer no Cineteatro Maria Bonita, após a exibição dos filmes.

 E para os que pretendem investir na própria formação, o Encontro dos Sertões oferecerá gratuitamente oficinas, palestras e workshop, de 9 a 11 de novembro, com temas: Direção, Direção de Arte e Produção, ministrante Fabi Penna; Animação, ministrante Jackson Abacatu e Workshop de Roteiro, ministrante Paulo Betty. As inscrições já estão abertas das 8h às 13h no Cineteatro Cidade Cenográfica.

O 12° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões será realizado de 8 a 12 de novembro, na cidade de Floriano. O evento é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura e ainda do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

(*) Com informações do site do evento.

Fonte: Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: