Geral

Flora defende presença de cuidadores de alunos com necessidades especi

Flora projeto cuidadores escolas especiais

Terça - 28/04/2015 às 19:04



Foto: Caio Bruno Deputada Flora Izabel (PT)
Deputada Flora Izabel (PT)
A deputada estadual Flora Izabel (PT) apresentou ontem(27), indicativo de Projeto de Lei que visa obrigar as unidades de ensino à disponibilizar profissionais para cuidar de alunos que apresentem necessidades especiais.



Na perspectiva da inclusão social, alunos com necessidades especiais devem estudar, prioritariamente, na rede regular de ensino. Entretanto, conforme as especificidades da deficiência, o aluno pode necessitar de auxílio na alimentação, na higiene, para vestir-se, dentre outras tarefas cotidianas.



Para a deputada Flora, a presença do cuidador na rede regular de ensino garante a inclusão do educando com necessidades especiais. “O cuidador na escola possibilita aos alunos com limitações de comunicação, orientação, compreensão, mobilidade, locomoção ou outras limitações de ordem motora, a participação de forma inclusiva no quotidiano escolar”, frisa.



Flora Izabel também defende que o professor não tem condições de acumular ao seu trabalho o cuidado específico com os alunos. “Obviamente, o professor não possui condições de trabalho que permitam exercer, ao mesmo tempo em que ensina, essa função junto aos alunos. Portanto, para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na rede de ensino público, a disponibilização do cuidador em cada escola é medida imprescindível”, destaca.



O Projeto de Lei segue agora à Comissão de Constituição e Justiça, para apreciação e análise por parte dos deputados.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: