Flamengo deve contratar laterais Rafinha e Matheuzinho

Rubro-negro carioca pretende reforça a zaga, que tem levado gol em todos os jogos


Rafinha e Matheuzinho podem reforçar a zaga do Flamengo

Rafinha e Matheuzinho podem reforçar a zaga do Flamengo Foto: Montagem

Deu certo com Gabigol, Bruno Henrique, na renovação de Diego e vai dando certo com Rafinha. O Flamengo que tem “gelo no sangue” para negociar não esticou a corda, o lateral reduziu consideravelmente a pedida e está ainda mais próximo de defender o clube no segundo semestre.

Rafinha fez valer o prometido e até anunciado em pronunciamento no início do ano e flexibilizou para chegar a um denominador comum com o Flamengo. As negociações vêm sendo conduzidas diretamente pelo vice de futebol, Marcos Braz.

Apesar do desejo público manifestado por Rafinha, as partes divergiram em um primeiro momento pela pedida de salário e tempo de contrato. O vice de futebol foi enfático ao dizer que naqueles termos não havia negócio, e iniciou o processo de persuasão ao jogador.

A postura foi similar a de quando o Flamengo recusou-se a pagar a Inter de Milão pelo empréstimo de Gabigol, a aumentar a oferta ao Santos por Bruno Henrique ou aceitar a contraproposta de Diego para renovação. No fim, prevaleceu o interesse dos três em vestir vermelho e preto em 2019.

No acordo encaminhado com o Flamengo, Rafinha aceitou reduzir em quase 50% o valor apresentado no primeiro contato, com cláusulas de aditivos por metas, o que é comum na Europa. Com 34 anos a serem completados em setembro, o lateral topou ainda a redução do tempo de contrato de três para duas temporadas.

Com o consenso, as partes conversam sobre a possibilidade da assinatura de um pré-contrato antes do vínculo definitivo. A chegada do reforço para lateral, por sua vez, é tratada como questão de tempo no Ninho do Urubu.

Com o fechamento da janela de transferências no Brasil para quem chega do exterior no dia 3 de abril, Rafinha só estará apto a jogar no segundo semestre após a paralisação da Copa América. O período para inscrições no meio do ano vai de 20 de junho a 20 de julho.

O contrato do lateral-direito com o Bayern se encerra no dia 30 de junho. Nesta temporada, Rafinha entrou em campo 15 vezes pelos Bávaros e marcou um gol. Em oito anos, são 255 jogos, seis gols e 15 títulos.

Matheuzinho

A saída do lateral-direito Matheuzinho do Londrina para o Flamengo está mais próxima de ser concretizada. Nomes ligados ao clube carioca estiveram no Estádio do Café na quarta-feira para acompanhar a atuação do jogador na vitória do Tubarão sobre o Rio Branco-PR, por 2 a 1, pelo Campeonato Paranaense.

A tendência é que a negociação entre os dois times seja concretizada nos próximos dias. O Rubro-Negro deve adquirir boa parte dos direitos do lateral de 18 anos, com o Londrina ficando com uma porcentagem para o caso de futuras negociações. Inicialmente, Matheuzinho iria para o sub-20 do Flamengo.

Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Alemão reconheceu que deve perder o jogador no Londrina, mas deu incentivo para a saída do lateral. Além do Flamengo, Matheuzinho chegou a despertar o interesse do Palmeiras, mas o clube paulista apenas fez uma sondagem, sem apresentar uma proposta oficial.

– Eu sei que os caras (do Flamengo) estavam aqui para vê-lo e para acertar a ida dele. Não sei o dia que ele vai. O Londrina é um time grande, mas os jogadores buscam algo maior. Em um momento desse, o clube tem que liberar, tem que negociar e deixá-lo seguir a vida, seguir a carreira dele. Ele tem muito futuro. Às vezes ele fica, se frustra e não é mais titular. Aí perde dinheiro o Londrina, perde futuro o atleta, todos perdem. Ele tem que seguir os passos dele, a vida dele - disse Alemão.

O treinador teve papel importante na evolução de Matheuzinho, saindo da base e indo ao profissional. Foi o próprio Alemão que puxou o jogador, então atacante, para a lateral-direita.

Com o técnico, Matheuzinho se destacou na campanha feita pelo Tubarão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, no ano passado. Na competição, o lateral marcou dois gols e chamou a atenção principalmente pelo perfil ofensivo.

Fonte: Globo Esporte

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: