Cidade

Firmino reúne vereadores da base para aproximar o Legislativo dos desafios da cidade

Entre os principais desafios postos pelo prefeito aos parlamentares está a mobilidade urbana

Sábado, 06/05/2017 às 14:05



Foto: Graciele de Souza Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)
Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB)

O prefeito Firmino Filho reuniu, nesta sexta-feira (05), os vereadores que compõem a base de sustentação do Executivo na Câmara Municipal de Teresina para aproximar o Legislativo do planejamento, das ações e das obras que a Prefeitura vem desenvolvendo neste início de administração.

Em sua explanação, o prefeito contextualizou os desafios que a cidade vem enfrentando, tendo que finalizar o planejamento das soluções dos problemas que integram a agenda do século XX, ao mesmo tempo em que se prepara e desenha o planejamento para o enfrentamento da agenda do século XXI.

"Estamos iniciando esse processo de uma maior aproximação entre o Executivo e a nossa base de sustentação política. É importante que a gente possa partilhar e estreitar os entendimentos sobre os desafios da cidade, o funcionamento da Prefeitura, o entendimento que temos para enfrentar a crise", disse Firmino ao iniciar a reunião.

Entre os principais desafios postos pelo prefeito aos parlamentares está a mobilidade urbana. O novo sistema, segundo o prefeito, tem como principal objetivo fazer com que Teresina seja preparada para priorizar o transporte coletivo.

"Precisamos repensar nosso modelo de cidade. Estamos vivendo um momento de crise, como foi na década de 80. Com a retomada da economia, o país passou a consumir mais e Teresina viu triplicar o número de carros nas suas ruas. Isso tem causado grandes problemas. O Plano Municipal de Mobilidade Urbana, feito em 2009 pelo ex-prefeito Sílvio Mendes, prevê um sistema totalmente integrado, com obras que vão garantir que os ônibus possam oferecer viagens mais qualificadas e mais rápidas à população", explicou.

Neste primeiro quadrimestre da gestão, a Prefeitura tem buscado parcerias para iniciar diversos estudos relacionados às Parcerias Público-Privadas e concessões em diversas áreas. Os estudos mais adiantados são em relação à iluminação pública, em parceria com o BNDES. Porém, a equipe técnica já trabalha possibilidades de colocar em prática a construção do novo aeroporto da cidade, em parceria com a Caixa Econômica, além da busca por melhorias nos serviços de coleta de resíduos sólidos, esportes, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: