Geral

Firmino Filho inaugura Centro de Produção de Arte Santeira

Produção Identidade Cultural Peças Artistas Santeiros Teresina

Sexta - 23/10/2015 às 00:10



Foto: Alepi/Caio Bruno Prefeito Firmino Filho
Prefeito Firmino Filho
As mãos firmes e delicadas dos artistas santeiros de Teresina entalham em suas peças um pouco da nossa identidade cultural. Então, nada mais justo do que dar mais notoriedade ao trabalho feito por esses artesãos. A criação do primeiro Centro de Produção de Arte Santeira da capital, inaugurado na noite de ontem (21), vem com o papel de valorizar ainda mais essa vertente da arte popular. O prefeito Firmino Filho participou do lançamento do espaço, que deve oportunizar também a descoberta de novos talentos, mantendo aceso esse importante ofício. Muitos artesãos também prestigiaram esse momento.

Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal visitou as dependências do centro, acompanhado de mestre Dim, consagrado artista santeiro teresinense que está responsável pela coordenação do local, que conta com cinco salas, espaço para exposição de peças e realização de oficinas.

“É uma enorme alegria está inaugurando esse Centro de Produção de Arte Santeira. Nossa cerâmica, nosso artesanato, nossa arte santeira tem a nossa identidade, a nossa cara e é isso que podemos mostrar para o mundo. A Prefeitura de Teresina tem a missão de promover a pequena produção, seja através de financiamentos, de apoio técnico, do estímulo à cooperação ou de promovê-la através da qualificação. Espero que esse centro possa ser um local de encontros, que os mestres possam se encontrar para falar dos seus métodos, do seu trabalho, de suas histórias, mas que também novos artesãos possam sair daqui”, declarou Firmino Filho.

A responsabilidade de gerir o centro é da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que desde a sua implantação vem executando projetos voltados para a produção, comercialização e divulgação da nossa arte santeira, considerada patrimônio cultural do Piauí.

O gestor da pasta, Olavo Braz, destacou que existem aproximadamente 90 santeiros na capital, destes, 70 desenvolvem intensivamente o ofício. “Aqui está um grande mercado economia solidária e criativa, temos um volume considerável de santeiros que desenvolvem de forma intensa essa arte popular. Por isso, o prefeito vem focando no trabalho com a identidade cultural. A pequena produção, na qual a arte santeira vem encaixando, tem a função de abastecer o mercado interno, mas temos exemplos de que a arte santeira produzida aqui tem conquistado espaço mundo afora. O último exemplo é uma imagem de São Francisco, feita pelo nosso mestre Costinha, que foi entregue recentemente ao papa, no Vaticano”, apontou o secretário.

Durante a inauguração, mestre Dim demonstrou imensa satisfação por estar participando do momento e ser escolhido para coordenar o centro. “Me sinto imensamente honrado, feliz. Vou fazer de tudo para aqui funcione da melhor forma possível. Eu sempre fui incentivado a nunca desisti e agora vou dar o meu melhor”, disse ele, ao relatar como iniciou, ainda muito cedo, na arte santeira.

O prédio que abriga as instalações do Centro de Produção de Arte Santeira fica na Alameda João Isodoro França, 5327, bairro Poti Velho, zona Norte da capital. O espaço foi cedido, sem custos, à Prefeitura de Teresina pela Fundação Helena Toranga, por meio de uma parceria.

Jovens já estão sendo capacitados

A proposta do Centro de Produção de Arte Santeira vai além de promover o trabalho dos nossos já consagrados artistas populares. A ideia, além de resgatar essa arte através de exposição das peças desses artesãos, é dar continuidade a esse ofício, fazendo com que jovens possa ter a oportunidade de iniciar nessa prática. Para isso, já estão sendo oferecidas oficinas gratuitas para alunos entre 16 e 18 anos de idade.

Cerca de 14 jovens, oriundos de escolas públicas da região do Poti Velho, estão participando das aulas entre segunda e sexta-feira, das 8 às 11 horas. Um dos alunos é Victor Manoel, de 16 anos, que está demonstrando habilidade para a arte de entalhar em madeira.

“Cheguei aqui e não sabia fazer nada. Mas, agora, com pouco tempo, já venho conseguindo fazer algumas peças. Eu gosto porque é uma forma da gente se ocupar, de ter a chance de ter um futuro melhor”, disse o jovem, enquanto mostrava algumas de suas peças para o prefeito Firmino Filho.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: