Saúde

Firmino Filho entrega cinco novas ambulâncias para o SAMU

Solenidade contou com a presença do senador Ciro Nogueira. Veículos foram doados pelo Ministério da Saúde

Sexta - 24/11/2017 às 15:11



Foto: Rômulo Piauilino Firmino Filho
Firmino Filho

O prefeito Firmino Filho entregou hoje (24) cinco novas ambulâncias para o Serviço Móvel de Urgência (SAMU). São veículos doados pelo Ministério da Saúde e vêm para renovar a frota do serviço. A solenidade aconteceu no pátio da Fundação Municipal de Saúde, com a presença do senador Ciro Nogueira, dos deputados federais Iracema Portella e Mainha, deputado estadual Júlio Arcoverde e vereadores de Teresina. 

Os veículos automotores doados pelo Ministério da Saúde e entregues hoje são furgões marca Mercedes-Benz, modelo 415 Sprinter, cor branca, ano 2017/2018, adaptado para ambulância. O valor unitário de cada veículo é de R$ 176.286 e o valor total fica em R$ 881.430. O prefeito destacou a importância dos veículos para o bom atendimento que o SAMU de Teresina presta à população e afirmou que atuação do senador Ciro Nogueira foi essencial para a liberação dos veículos.

“Em apenas três anos rodando as ambulâncias do SAMU estão completamente sucateadas. Elas são feitas para andar apenas 300 mil quilômetros e serem substituídas, mas hoje nós temos veículos que andaram mais de 400 mil quilômetros. É justamente por isso que o SAMU está sofrendo e a cidade também sofre. Porque aconteceu isso? Porque nós tivemos uma descontinuidade institucional, que fez com que os apoios aos municípios não acontecessem da forma devida, mas ainda bem que nós tivemos o apoio pessoalmente do senador Ciro Nogueira para que esta injustiça pudesse ser corrigida. Estamos, portanto aqui, para fazer a entrega dessas cinco novas ambulâncias e de anunciar que, com recursos próprios, doutor Sílvio Mendes está comprando mais cinco ambulâncias que serão entregues nos próximos meses. É uma alegria muito grande saber que o senador Ciro Nogueira está à disposição da cidade de Teresina”, frisou o prefeito.

A diretora do SAMU, Francina Amorim, ressaltou a importância do empenho dos servidores e como a renovação da frota vai melhorar as condições de trabalho. “Desde o primeiro momento em que nós colocamos a nossa situação, que nossos funcionários colocaram o que estavam vivenciando, o doutor Sílvio Mendes e as demais autoridades se sensibilizaram para conseguir essas ambulâncias. O SAMU Teresina atende uma média de 2.800 ligações por dia e de janeiro a julho, mesmo com todas as dificuldades, nós fizemos 16.700 ocorrências.

Os nossos funcionários, que bravamente enfrentaram essa luta junto com a gente, mesmo as ambulâncias quebrando, sem condições, mesmo assim eles nunca desistiram do serviço, vestindo esse macacão. Em nome dos servidores do SAMU eu agradeço muito a entrega dessas novas ambulâncias. Estamos marcando uma nova era do SAMU com a entrega dessas ambulâncias e a população de Teresina só tem a ganhar”, afirmou Francina Amorim.

Para o socorrista, hoje trabalhando no setor de transportes do SAMU, Moisés Fortes, a entrega das ambulâncias veio em boa hora. “A renovação de frota foi muito importante para o SAMU, até mesmo porque havia bastante tempo que nós esperávamos uma renovação de frota. Então com a chegada dessas cinco novas ambulâncias deu um sangue novo para o nosso atendimento, que é um atendimento importantíssimo para a população e, naturalmente que, já era tempo de ser renovada”, enfatizou ele.

O prefeito Firmino Filho passou as chaves das novas ambulâncias à diretora do SAMU, Francina Amorim. As novas ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde foram recebidas este mês e estavam aguardando a documentação do seguro para poder circular. De acordo com a portaria número 1.864, de 29 de setembro de 2003 do Ministério da Saúde os veículos do SAMU só podem realizar atendimentos com seus licenciamentos e seguros obrigatórios em dia.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: