Firmino Filho é denunciado no TRE por figurar na lista da Construtora

Odebrecht Firmino Filho PT vereador Dudu Dudu


Vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT)

Vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT) Foto: Lumárya

O vereador Dudu do PT foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) formalizar denúncia contra o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). O parlamentar apresentou um pedido de providência, com propositura de representação eleitoral, por conta da divulgação do nome de Firmino Filho na lista de doações feitas a políticos pela empreiteira Odebrecht.

No documento apresentado, consta que o valor supostamente recebido por Firmino Filho não teria sido declarado como doação legal de campanha. Comprovado o recebimento, a campanha teria usado o recurso ilícito de "caixa dois", configurando crime eleitoral.

Dois requerimentos feitos por Dudu foram rechaçados na Câmara Municipal de Teresina, ainda na quarta. O primeiro, solicitava o comparecimento de Firmino à CMT para prestar esclarecimentos sobre as investigações da Operação Lava Jato. O segundo pedia a relação de todos os cargos comissionados existentes na Prefeitura.

"Como era de se esperar, o prefeito foi, mais uma vez, blindado por sua base aliada na CMT. Precisamos ter essas informações, já que se trata do prefeito da nossa cidade, e que está sob investigação. Essa situação não dá tranquilidade sobre o futuro político de Teresina", conclui Dudu.

VERSÃO DE FIRMINO

No dia 23 de março, a imprensa divulgou os nomes dos políticos numa lista apreendida pela Polícia Federal na casa de uma ex-diretor da Construtora Odebrecht. O nome de Firmino Filho, do PSDB, foi um dos que aparaceram na lista. No mesmo dia o prefeito emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“Em relação à lista divulgada pela imprensa nacional onde figura nosso nome – em atenção a retidão que sempre nortearam nossas ações – cumpre esclarecer o seguinte:
I. Não recebemos valores sob qualquer forma da Construtora Odebrecht. Reafirmamos, portanto, que a referida empresa não consta na relação de doadores da campanha de 2012;
II. A referida construtora nunca teve obras ou relação contratual no âmbito da Prefeitura de Teresina em nossas gestões;
III. Todas as contribuições recebidas pelo comitê de campanha nas eleições de 2012 foram contabilizadas e entregues a Justiça Eleitoral de acordo com a legislação vigente;
IV. A prestação de contas referente à campanha eleitoral de 2012, que se encontra disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fácil consulta aberta, fora auditada e aprovada pelo TRE – PI;
Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, se necessário.
Continuamos tranquilos e firmes trabalhando em favor da cidade e, apoiamos todas as investigações levadas à cabo pela Justiça brasileira.
Firmino da Silveira Soares Filho”

Fonte: Jamila Carvalho

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: