Firmino faz teste no novo modelo de transporte coletivo

A partir do dia 17 de março o sistema integrado na zona sul passará a funcionar de forma completa


Firmino Filho visita terminal do Bela Vista

Firmino Filho visita terminal do Bela Vista Foto: Divulgação

O prefeito Firmino Filho e a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fizeram, no início da manhã deste sábado (3), mais um teste no novo modelo de transporte coletivo que está sendo implementado na cidade.

A zona sul, região visitada hoje, será a primeira a utilizar o sistema integrado de forma completa, com todos os equipamentos, corredores e faixas exclusivas. Funcionando ainda em fase experimental, o prefeito avalia que esse é o momento para a realização dos ajustes necessários para que, a partir do dia 17 de março, vai passar a funcionar de forma satisfatória.

Desta vez, o prefeito percorreu o itinerário da linha A732 - Vamos Ver o Sol/Terminal do Bela Vista. Ele subiu no ônibus no Residencial Francisco das Chagas, às 6h15, rumo ao Terminal do Bela Vista. De lá, em outro ônibus, o prefeito seguiu para o centro. Durante a viagem, conversou com usuários e verificou como está a prestação do serviço. Após 24 minutos, desembarcou na Praça João Luís Ferreira e tomou outro coletivo para retornar ao Terminal do Bela Vista, num trajeto que passa pelos shoppings da cidade.

Firmino Filho visita terminal do Bela Vista

"Nós embarcamos na linha alimentadora do Vamos Ver o Sol até o Terminal do Bela Vista, do terminal fomos para o centro, até a praça João Luís Ferreira, e voltamos para o terminal pela linha que passa pelos shoppings. Acredito que ainda tenha alguns problemas que precisam ser superados, principalmente a chegada no terminal com a saída para o centro. O ônibus estava fechado e isso fez com que aglomerassem mais pessoas. Acho que tem alguns ensinamentos que precisamos tirar. Melhorar a fiscalização e o gerenciamento nos terminais, a chegada e saída dos ônibus para o centro. É um processo de aprendizagem", afirma o prefeito Firmino Filho.

Os ônibus das linhas troncais tem uma capacidade de transporte muito maior que as linhas normais. Por isso, o consórcio responsável pela região adquiriu recentemente 30 novos veículos para essas linhas. Os veículos que fazem os percursos dos terminais para o centro são equipados com ar-condicionado. Com o uso exclusivo dos corredores pelos ônibus, as viagens se tornarão mais rápidas e mais confortáveis para o usuário.

A partir do dia 17 deste mês, o sistema integrado na zona sul passará a funcionar de forma completa. Os ônibus terão os corredores e faixas exclusivos para trafegarem nas principais avenidas da região, que passaram por uma transformação. Como eles não disputarão espaço com os veículos de passeio, é isso que permitirá maior agilidade na saída do bairro e chegada ao centro.

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Daniel, o trabalho das empresas continuará sendo fiscalizado. "Temos algumas medidas a adotar em relação aos terminais, quanto ao estacionamento dos veículos, quanto a maneira de acessar os terminais. Ao longo do percurso, os motoristas ainda estão entrando em faixas que não são as do ônibus. Foi um teste razoável. Esperamos que quando finalizar o sistema, o tempo de viagem seja ainda menor para o usuário. Também é necessário que os motoristas da cidade respeitem o corredor exclusivo do transporte público", finaliza.

Fonte: Com informações da PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: