Firmino fala em transporte coletivo durante sessão na Câmara

Transporte coletivo e a mobilidade urbana também foram mencionados na mensagem


Firmino Filho em clima de descontração na Câmara

Firmino Filho em clima de descontração na Câmara Foto: PMT

“A cidade é feita por pessoas, para pessoas e deve estar preparada para além de nós, para gerações e desafios futuros”. Mostrar o esforço da administração municipal para fazer de Teresina um espaço de inovação foi o foco da mensagem do prefeito Firmino Filho durante a abertura do ano legislativo, na manhã desta terça-feira (05), na Câmara Municipal de Teresina (CMT).

Ele ressaltou que a Prefeitura atua com os pés firmes no chão, mas olhando com ousadia para o futuro, garantindo mais recursos para a cidade e investindo em educação, saúde, assistência social, meio ambiente, infraestrutura, esporte e lazer.

“Um exemplo de sucesso são os resultados da Educação Municipal. Em 2018 tivemos a maior nota no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), resultado do trabalho continuado da gestão, dos professores, diretores, de pais e estudantes. É uma vitória coletiva”, disse.

Para Firmino, que sempre deu especial atenção para a Educação, os bons resultados na área têm relação com uma política de valorização do ensino.  “Em 2018, 2.498 professores passaram pelo Programa de Qualificação Continuada e efetivamos 124 professores através de concursos. Não podemos deixar de ressaltar também o investimento em infraestrutura das escolas. Investimos R$23,97 milhões na construção de novos prédios escolares, além de reforma e ampliação da rede já existente. Somente no Ensino Fundamental são 149 escolas e mais de 154 no Ensino Infantil. Além disso, construímos dez Centros Municipais de Educação Infantil. Com isso, mais de 4,7 mil crianças agora podem ser atendidas na Educação Infantil em nossa cidade”, informou.

Em sua mensagem, o prefeito ressaltou ainda a vocação de Teresina como uma cidade prestadora de serviços, especialmente na área de saúde.  A capital tem 1.113 estabelecimentos de saúde e a parte administrada pela Prefeitura é a que mais atende pessoas, moradores da cidade ou não.

“Teresina é a terceira capital do país que mais investe em saúde. Temos o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), que é a parte mais custosa das despesas com saúde, mas é, igualmente, a que mais atende pessoas. Além disso, temos duas Unidades de Pronto Atendimento em funcionamento, no Promorar e no Renascença, e uma terceira em construção no Satélite, bem como 112 Unidades Básicas de Saúde. Com isso, em 2018 foram mais de 1,3 milhão de atendimentos”, afirmou Firmino, cobrando do Estado e da União um compromisso maior com os gastos nessa área.

O transporte coletivo e a mobilidade urbana também foram mencionados na mensagem do prefeito aos vereadores. “A cidade para as pessoas exige que se façam intervenções que favoreçam a criação de um espaço urbano sustentável, a começar pela oferta de transporte coletivo. Estamos trabalhando na perspectiva de dotar Teresina de um sistema integrado de transporte público, que se soma a obras físicas de mobilidade urbana como a inaugurada Avenida Padre Humberto Pietrogrande, o viaduto da Avenida Barão de Gurgueia, a 1ª etapa de construção da Via Marginal Sul e a Avenida Ulisses Marques, entre outras”, citou.

Firmino ressaltou ainda que mesmo durante a crise financeira que o Brasil enfrentou, a Prefeitura de Teresina fez o dever de casa, realizando um esforço contínuo para manter as contas do município equilibradas. Ao longo de 2018, por exemplo, o município conseguiu economizar cerca de R$ 57,4 milhões. “Um relatório da Frente Nacional de Prefeitos indica que Teresina tem a maior receita por habitante entre as capitais do Nordeste e é também a cidade com maior crescimento de receita, no período de 2015 e 2016, entre as capitais da região. No ranking nacional foi a 17ª em receita entre as 100 maiores cidades brasileiras”, contabiliza.

Firmino encerrou sua mensagem afirmando que segue confiante no futuro e que o trabalho realizado pelos servidores públicos de Teresina tem o sentido de fazer da Prefeitura um espaço eficiente de prestação de serviços aos cidadãos. “São dos teresinenses que vêm os recursos que garantem o funcionamento da cidade e é para eles que esses recursos precisam retornar em forma de um trabalho satisfatório”, concluiu.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: