Geral

Firmino assina decreto de interesse social da ocupação Padre Humberto

Mais de 500 famílias residem no local há mais de três anos

Sábado - 03/03/2018 às 21:03



Foto: Redação Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), quer aumentar a divida
Prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), quer aumentar a divida

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), vai assinar amanhã (4) o decreto que estabelece o interesse social da ocupação Padre Humberto Pietro. A área que fica localizada na região da Santa Maria da Codipi, zona norte da capital, abriga atualmente cerca de 550 famílias.

A assinatura do decreto significa que a Prefeitura mostra interesse social no local, dando assim segurança para quem reside na ocupação, além de dar esperança para uma moradia digna. A ocupação Padre Humberto Pietro é formada por 90% de mães solteiras, sem renda fixa, 5% por idosos e deficientes e 5% por famílias que não tem condições de pagar aluguel. Além disso, somente 5% das casas são de alvenaria, o restante são casas de taipa.

O impasse em torno da ocupação da área teve início em 2015, época em que foi criada a Associação de Moradores da ocupação, quando os moradores passaram a lutar para permanecer na terra, que segundo os ocupantes, há mais de três décadas estava abandonado e servindo de esconderijo para criminosos e assaltos.

No início de 2017, a Justiça do Piauí chegou assinar uma ordem de despejo contra as famílias, mas no mesmo período, o prefeito recebeu em um encontro no Palácio da Cidade, associação de moradores, advogados representantes da comunidade, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Habitação, e alguns vereadores, e afirmou que a Prefeitura comunicaria ao juiz o interesse social da área.

O vereador Venâncio Cardoso (Progressistas), antes de ser eleito vereador, atuou defendendo na Justiça os interesses das famílias que ocupam o local e depois de eleito foi um dos parlamentares municipais que facilitou as conversas entre Prefeitura e moradores.

A assinatura do decreto acontecerá no campo de futebol da própria ocupação às 7h e deve reunir além do prefeito Firmino Filho e do vereador Venâncio Cardoso (Progressistas), outras autoridades.

Fonte: Redação Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: