Municípios

Firjan mostra que 86% das prefeituras estão em crise fiscal

Sexta - 11/08/2017 às 19:08



Foto: APPM Presidente da APPM, Gil Carlos Modesto
Presidente da APPM, Gil Carlos Modesto

O Índice de Gestão Fiscal da Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulgado nessa quinta-feira, 10, demonstrou que 86% das prefeituras brasileiras estão em situação crítica. No Piauí, o município de São João do Piauí obteve o melhor índice, ficando em 26º lugar em relação ao restante do país.

O Índice FIRJAN é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Gil Carlos, prefeito de São João do Piauí e presidente Associação dos Municípios do Piauí (APPM), disse que as cidades brasileiras vivem o pior momento e o motivo não é apenas a crise financeira.

"Estamos vivendo o pior momento para os municípios, não só em razão da crise, mas também pela fragilidade hoje que os municípios têm diante do pacto federativo. Aos municípios são atribuídas cada vez mais obrigações e não se transfere na mesma proporção os recursos necessários para essas despesas. É difícil encontrar esse equilíbrio fiscal", relata o presidente.

Além de São João do Piauí, entre as 100 melhores posicionadas estão Pimenteiras e São Gonçalo. Teresina fica na sexta colocação no ranking no estado.

Índice Firjan

Fonte: APPM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: