Financiamento de veículos: saiba o que é e como funciona

Há muitas vantagens ao contratar um financiamento, pois nem sempre é possível juntar a grana para comprar à vista


Não perca mais tempo juntando moedinhas, faça já o financiamento do seu veículo

Não perca mais tempo juntando moedinhas, faça já o financiamento do seu veículo Foto: : http://freepik.com

O que é o financiamento de veículos?

O financiamento de veículos é uma modalidade de crédito ofertada por instituições financeiras públicas e privadas. É uma ótima oportunidade para quem deseja comprar um automóvel e não possui o dinheiro para adquirir à vista. Esse tipo de crédito se tornou muito comum no mercado brasileiro e tem ajudado muitas pessoas a realizarem o sonho de ter um carro ou trocar o seu usado.

Há muitas vantagens ao contratar um financiamento, pois nem sempre é possível juntar a grana para comprar à vista. Outro motivo é que você sairá com o carro dos sonhos na hora.

É importante lembrarmos que se você conseguir juntar uma quantia para dar como entrada será ótimo, visto que os juros diminuem, as parcelas ficam menores e você poderá quitar o financiamento em pouco tempo, dependendo do montante que for usado como entrada.

É importante ressaltar que as parcelas são sempre ajustadas de forma que caibam no seu orçamento mensal e, caso seja possível, você poderá adiantar o pagamento das parcelas restantes, conseguindo dessa forma um bom desconto.

Essa é uma das melhores opções de crédito para compras com valores altos como a de um veículo.

Mesmo que inicialmente pareça que os juros são muito altos e que você perderá dinheiro, ao final verá que valeu a pena. Principalmente porque nem sempre somos disciplinados o bastante para juntar o dinheiro necessário, de modo que o compromisso mensal com a parcela o ajudará a conquistar um bem.

Continue lendo este conteúdo preparado pela Simplic e veja como funciona a solicitação do crédito, bem como os tipos existentes.

Como funciona?

Financiamento é sinônimo de dinheiro rápido e fácil para a compra do carro dos sonhos

Financiamento é sinônimo de dinheiro rápido e fácil para a compra do carro dos sonhos. (Fonte da imagem: http://pixabay.com)

Para contratar esse tipo de serviço oferecido, basta procurar uma instituição financeira confiável. O banco solicitará algumas informações para realizar o cadastro e logo após, o dinheiro é liberado mediante inserção de juros. Para alguns clientes correntistas de bancos, já existe um valor pré-aprovado para financiamento, basta que o cliente assine o contrato para sacar o dinheiro.

Atualmente, há três modalidades de crédito para que você possa adquirir um bem móvel. Conheça cada uma delas:

CDC

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é uma modalidade que ganhou muito espaço na compra de veículos por possuir juros menores e não estipular quantidade mínima de parcelas. Ao realizar o empréstimo para a compra do veículo, este ficará alienado ao banco até o término do pagamento das parcelas. Sendo uma forma de garantia caso o cliente não cumpra com o pagamento mensal das parcelas.

A flexibilidade na negociação das taxas de juros é uma das suas principais vantagens. Como elas são fixas, o cliente poderá ficar tranquilo já que as taxas não sofrerão alteração ao longo das prestações.

Leasing

O leasing é outra forma de se adquirir um veículo, mas seu uso não é muito comum. As taxas de juros costumam ser menores e o veículo fica em nome da empresa que forneceu o serviço.

Funciona da seguinte forma: a empresa arrendadora compra o veículo e cede seu uso para o arrendatário, no caso, o cliente. O bem somente será transferido para o nome do cliente quando forem pagas todas as parcelas.

É importante lembrar que o cliente apenas contrata o direito de usar o veículo durante o período de leasing e, se desejar adquiri-lo ao término do pagamento, deverá pagar um valor residual. O contrato também deve conter uma cláusula frisando que o arrendatário opta pela compra do carro.

Consórcio

O consórcio é bem atrativo devido às taxas de juros serem baixas, mas muitas pessoas desanimam de contratar essa modalidade porque a aquisição do bem pode ser demorada e os valores das prestações podem sofrer alterações de acordo com a valorização do bem que será adquirido.

Ao entrar em um consórcio, você fará parte de um grupo de pessoas organizado por uma empresa. As prestações são fixas para todos os compradores e você receberá o veículo quando for sorteado. Os sorteios acontecem uma vez ao mês. E se caso tenha um montante para dar um lance, as chances de ser sorteado ficam maiores.

Um ponto importante é que como pegará o montante em dinheiro quando for sorteado, você terá o poder para negociar um melhor preço ao pagar o veículo à vista.

Cuidados

Como você percebeu, não é difícil contratar um financiamento, mas alguns cuidados são necessários para que tudo ocorra bem. Fique atento quanto à data de vencimento e opte por uma que se adeque ao dia do recebimento do seu salário, pois se houver atraso na quitação da parcela, poderá haver cobrança de juros e multa.

Faça o financiamento em uma instituição confiável e lembre-se de sempre pesquisar quais têm as melhores taxas e condições de parcelamento.

Agora que ficou por dentro sobre como financiar o carro dos seus sonhos, ainda ficou alguma dúvida? Se sim, poste aqui nos comentários, pois ela pode ser a de outros leitores também. Teremos prazer em responder. Sugestões também são bem-vindas. Até mais!

Produzido por: Simplic

Fonte: Assessorias Já

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: