Arte e Cultura

Filme sobre vida e obra de Torquato Neto terá apoio do Governo do Esta

Torquato Neto filme diretor Wellington Dias

Quinta - 04/02/2016 às 11:02



Foto: Secult A vida do poeta piauiense Torquato Neto será recontada em filme.
A vida do poeta piauiense Torquato Neto será recontada em filme.
A vida do poeta piauiense Torquato Neto será recontada em filme. Intitulado “Torquato Neto, Anjo Torto”, o documentário passa a contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio foi feito na última semana, durante solenidade de reabertura do Clube dos Diários. Na ocasião, o governador do Estado, Wellington Dias autorizou a liberação de R$ 300 mil para produção do filme, que tem orçamento total de R$ 750 mil.

Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, o apoio ao filme é uma forma de compensar uma dívida que o Estado tem com a história de Torquato Neto, que agora pode ser recontada e disseminada pelo Estado, pelo país e pelo mundo.

De acordo com o diretor, o cineasta carioca Eduardo Ades, a ideia é lançar o filme em festivais no segundo semestre de 2016, com previsão de lançamento nos cinemas em 2017. “Com base em muitas parcerias temos conseguido viabilizar a produção até aqui, mas à medida que tivermos novas parcerias, podemos ter uma pós-produção mais encorpada, investindo nos videografismos, no licenciamento das músicas e arquivos, assim como em algumas filmagens complementares que já sabemos que são necessárias”, explica o diretor Eduardo Ades.

Poeta e cronista piauiense, Torquato Neto, participou do movimento tropicalista como letrista de músicas consagradas, entre elas “Geléia Geral”, “Soy Loco por Ti América” e “Deus nos Salve esta Casa Santa”. Pela admirada biografia do poeta, o filme que conta sua história, terá entrevistas que vão de parceiros e amigos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Augusto de Campos, Ivan Cardoso a parentes como sua madrinha Iara, primos e outros que revelaram aspectos da vida e obra de Torquato Neto.

Ainda não foi definido quem será o ator que irá interpretar Torquato Neto no filme, mas segundo o diretor, esta decisão será tomada de acordo com análise do personagem. “A gente não quer que o Torquato seja apenas o assunto do filme. Ele deve ser o protagonista, então temos que voltar a tudo o que ele deixou. Entrevista em áudio que foi localizada, os poemas, as cartas, os artigos, as músicas, tudo para construir um personagem que seja tão potente e múltiplo quanto ele de fato foi em vida. E aí sim vamos gravar essa locução com um ator que ainda vamos definir”, afirma Eduardo Ades.

O diretor diz ainda que, com quase todas as entrevistas realizadas, o filme, que tem previsão de lançamento para este ano, segue em processo de edição. “A gente já conseguiu realizar quase todas as entrevistas de que precisávamos e agora estamos montando, preparando a estrutura do filme. Um roteiro já tinha sido preparado, que nos guiou em todas as etapas por quais já passamos. Mas agora, conhecendo bem o material captado, voltamos de certa forma à etapa de roteiro. Alguns poemas e textos que separamos do Torquato não funcionaram muito bem agora. Já outros se revelaram muito mais interessantes do que havíamos percebido inicialmente”, finaliza o diretor.

Fonte: Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: