Filme sobre carvoarias no semiárido piauiense é lançado em teatro

filme carvoarias lançado Oeiras


O documentário"O Semiárido Grita", gravado durante o IV Grito do Semiárido Piauiense, que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, em São Raimundo Nonato, foi lançado no Cine Teatro de Oeiras neste sábado, 21 de fevereiro. O filme aborda a problemática da mineração, das carvoarias e seus impactos nas comunidades do sul piauiense. O evento de lançamento foi organizado pelos alunos do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, realizado pelo Instituto Comradio do Brasil, com apoio da Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras.

O coordenador da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Hildebrando Pires, acredita que o lançamento é uma forma da população se sensibilizar com a situação vivida pelas famílias no semiárido. “O documentário chegará para todos os espaços da sociedade civil, do Governo do Estado, das prefeituras daqueles municípios envolvidos nessa problemática, para que o debate não seja da sociedade civil somente, mas do conjunto dos entes que estão envolvidos. Nós entendemos que o diálogo deve ser em torno da vida das pessoas”, afirma.

Para o aluno Jeremias Santos, um dos organizadores do evento, a ideia de apresentar o vídeo surgiu porque durante muito tempo Oeiras também sofreu com carvoarias instaladas na região e proximidades. “O documentário pode ajudar a nossa população a saber que quando algo deste tipo está acontecendo não podemos ficar calados, não podemos ficar quietos e aceitar tudo que nos é imposto, temos vez e voz”, explica.

O IV Grito do Semiárido Piauiense teve como objetivo abrir discussões sobre a deficiência de políticas públicas permanentes para a região de São Raimundo Nonato e suas consequências, como as mazelas sociais, o desmatamento e os impactos provocados pela mineração. O movimento teve como tema “Política Pública Para o Semiárido e a Intervenção da Mineração”. Participaram do evento 23 organizações que atuam no semiárido.

Fonte: com informações do folhadeoeiras

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: