Fifa cria prêmio de melhor goleiro do mundo na temporada

O prêmio seguirá os mesmos moldes da premiação para o melhor jogador do mundo


Goleiro

Goleiro Foto: ESPN Brasi

Pela primeira vez na história, a Fifa irá conceder um prêmio para o melhor goleiro do mundo na temporada. A decisão foi anunciada pela própria entidade nesta quinta-feira. O prêmio seguirá os mesmos moldes da premiação para o melhor jogador do mundo: três nomes serão indicados e um será escolhido o vencedor. No caso, o trio será eleito por ex-jogadores escolhidos pela Fifa; o primeiro colocado será revelado em cerimônia no dia 23 de outubro, em Londres.

"Como esporte, o futebol está distante de ser uma ciência exata. Na verdade, encontrar um consenso a respeito do jogo é quase impossível. No entanto, há uma coisa com a qual quase todo mundo concorda: quando o assunto é posição, o trabalho de um goleiro é o mais ingrato de todos", diz a nota da Fifa, justificando a criação da premiação. "Por isso, a noite do dia 23 de outubro de 2017 será uma noite para lembrar de todos aqueles que calçam as luvas e assumem a última linha de defesa de seus times. Porque será nesta noite, em Londres, que o prêmio da Fifa para o melhor goleiro será dado pela primeira vez", completa.

O painel que decidirá os três indicados analisará performances entre novembro de 2016 e julho de 2017. Ainda não há data para a divulgação do trio finalista - o que, segundo a Fifa, acontecerá "em um futuro próximo".

O secretário-geral adjunto da Fifa, Zvonimir Boban, elogiou a posição e reforçou a justificativa da entidade.

"O papel que os goleiros desempenham no futebol é tão importante quanto específico, mesmo que às vezes não tenham o reconhecimento que merecem", disse o ex-jogador croata. "Então, estamos orgulhosos pelo anúncio desta premiação. Não apenas homenageamos os que fazem gols, como também aqueles que têm papel importante ao preveni-los", completou. Com informações da Folhapress. 

Fonte: Folhapress

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: