Educação

Fies registra o menor número de contratos novos em seis anos

Processo de seleção para este semestre ainda está aberto
Fonte: Noticias ao minuto | Editor: Redação 14/05/2018 10:22
Enem EnemFoto: Arquivo/Agência Brasil

Em 2017, foram firmados 170.905 novos contratos de financiamento de cursos de graduação em universidades particulares brasileiras por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Este número é o mais baixo em seis anos, segundo levantamento realizado pelo G1 com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O estudo publicado pelo site neste domingo (13) revela que, nos últimos oito anos, o Fies teve 2.419.748 contratos de financiamento, sendo que 50,1% deles foram assinados em 2013 e 2014.

A queda do número de contratos neste ano deve-se às mudanças feitas no programa. Desde o segundo semestre de 2015, os estudantes interessados em obter o financiamento são submetidos a um processo seletivo. Além disso, os requisitos para participar se tornaram mais rígidos: foi estabelecido um teto menor de renda per capita e a priorização de estudantes de cursos e regiões específicas do Brasil.

Após as mudanças, sobraram vagas para adquirir o financiamento estudantil.

Ainda de acordo com a publicação, em 2017, foram oferecidas 225 mil vagas (150 mil no primeiro semestre e 75 mil no segundo), sendo que mais de 20% delas não foram preenchidas. Em 2016, a taxa de ocupação foi ainda menor: cerca de 40% das vagas oferecidas nos dois semestres não foram ocupadas.

Novo Fies

O Ministério da Educação liberou 310 mil vagas para 2018. Pelas novas regras, aprovadas pelo Senado em novembro do ano passado, 100 mil vagas são oferecidas a juros zero a estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita; 150 mil vagas têm juros de 2,5% a 3%; e 60 mil vagas são contratadas pelos estudantes diretamente com bancos privados, com taxa de juros variável. Nas duas últimas situações, o estudante deve ter renda familiar per capita de até 5 salários mínimos.

O processo de seleção para este semestre vai até o dia 23 de maio. Os candidatos selecionados deverão apresentar os documentos para finalizar a contratação do financiamento em até três dias úteis.

Comentários

Matérias Relacionadas