Economia

Fiepi realiza seminário sobre negócios internacionais

O seminário será realizado nesta terça-feira (23), na sede da Fiepi
Fonte: Roberto Araújo | Editor: Cintia Lucas 23/08/2016 12:09 - Atualizado em 01/11/2016 09:29
Edifício Albano Franco, sede da Fiepi, em Teresina Edifício Albano Franco, sede da Fiepi, em TeresinaFoto: Fiepi

Com o objetivo de orientar e mostrar aos empresários piauienses as perspectivas de comércio exterior e estratégias de acesso aos mercados internacionais, será realizado nesta terça-feira (23), o Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas”, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), a partir das 8h. O evento conta com a presença do consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Han, que destacará as formas de fugir da crise através da exportação.

De acordo com Han, no cenário macroeconômico de desaceleração no qual se encontra o país atualmente, o mercado internacional é uma alternativa promissora. “Olhar para os mercados externos é uma alternativa que certamente poderá demandar bens e serviços para alavancar a produção do pequeno, micro e médio empresário. Nossa expectativa é que o empresariado piauiense já tenha vislumbrado essa possibilidade de acessar esses negócios como alternativa à economia que não está tão bem no mercado interno”, disse o consultor do BID.

O seminário é organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fiepi, Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto PI) e Sebrae-PI.
“O mercado internacional é uma excelente oportunidade para os empresários encontrarem novos canais de distribuição de seus produtos e, desta forma, superar os problemas causados pela crise interna. Essa pode ser a chance dos pequenos negócios iniciarem um processo de internacionalização, baseado em parcerias com instituições”, destacou o secretário da Sedet, Nerinho.

Ainda durante o evento será apresentado aos participantes o Plano Nacional da Cultura Exportadora, que é um programa do Governo Federal e a plataforma de negócios virtual do BID, ConnectAmericas, cujo principal objetivo é ajudar micros, pequenas e médias empresas a ingressar no mercado internacional enfrentando obstáculos que ainda impedem essas organizações de exportar, como por exemplo a falta de acesso a informações técnicas, contatos de negócios confiáveis e acesso a financiamentos.

“A rede empresarial ConnectAmericas é dedicada a promover o comércio exterior e o investimento internacional. A iniciativa do BID tem como missão ajudar as micro, pequenas e médias empresas a fortalecerem seus negócios, oferecendo acesso a comunidades de clientes, fornecedores e investidores da região e do mundo que são segmentados por indústria”, explicou Rodrigo Han.

As inscrições para participar do Seminário “Negócios Internacionais para micro, pequenas e médias empresas” estão sendo realizadas pela internet no endereço eletrônico https://eventosconnectamericas.mybusinessmatches.com/teresina .

Comentários