Ficar longas horas sem se alimentar ocasiona azia

Sintoma gastrointestinal é o mais sentido pelos brasileiros, aponta pesquisa


Azia

Azia Foto: Doutíssima

Aquele desconforto abdominal logo após um almoço mais pesado, a sensação dolorosa na barriga depois de um dia de estresse cheio de compromissos com pequenas pausas apenas para o cafezinho... A azia não tem hora, nem lugar, e, de uma maneira ou de outra, sempre aparece no dia a dia do brasileiro. É o que aponta pesquisa nacional encomendada pela GSK - indústria farmacêutica há mais de 100 anos com atuação no Brasil – ao instituto de pesquisa IPSOS Brasil. Segundo o estudo, 24,4% dos entrevistados citaram a azia como o sintoma gastrointestinal mais frequente experimentado nos últimos três meses.

O sintoma, que aparece em primeiro lugar no ranking que lista outros 15 desconfortos estomacais, é seguido por cólicas menstruais e dores de barriga. Para a Drª Ana Santoro , gerente médica da GSK, uma das causas dessa incidência alta é o tipo de alimentação do brasileiro. Segundo ela, apesar de estarmos acompanhando um movimento de maior cuidado com a saúde, nossa alimentação ainda contém muitos vilões para o estômago. Alimentos gordurosos, condimentados, apimentados, além de bebidas carbonatadas e chás, são grandes exemplos.

A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido por nosso próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago e provoca dor e queimação.

A especialista esclarece que ficar longas horas sem se alimentar também pode contribuir para o mal-estar, uma vez que permanecer muito tempo sem comer pode aumentar a produção de ácido gástrico, o que causa a azia. O estresse, por sua vez, pode ser outro fator importante. Por isso, além dos cuidados com a moderação na hora de comer, a profissional indica os antiácidos como alternativa.

“A partir do momento em que o sintoma passa a existir, há medicamentos com bom custo benefício e que não precisam de prescrição médica, um deles inclusive, o Sal de Fruta ENO, começa a agir rapidamente, a partir de seis segundos. Caso prefira um formato que possa ser consumido a qualquer momento e em qualquer lugar, sem a necessidade de água para dissolução do produto, ENO Tabs é uma opção. Mas é Importante lembrar, no entanto, que qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado e acompanhado por um médico”, dá a dica.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: