Geral

Fibromialgia é mais comum entre mulheres, diz especialista

mulheres dicas doença Fibromialgia

Sábado - 05/07/2014 às 18:07



Dor em diversas partes do corpo, como: ombros, costas, pernas, pés e cabeça. Quem já foi diagnosticado com Fibromialgia, convive com esta situação. Os portadores da doença, conforme explica Carlos Magro, médico reumatologista da Unimed Costa Oeste, sofrem uma alteração cerebral nos neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de dor e por aliviá-las. “Devido a este desequilíbrio, a dor nas pessoas que tem Fibromialgia é maior”, explica.

Além disso, a doença apresenta crescimento no Brasil: segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença afetava cerca de 2% da população em 2004. Já em 2013, a patologia atinge 10%, de acordo com a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro).

Nas mulheres
A doença é também mais comum entre mulheres: um homem para cada dez mulheres no País sofrem da doença. “A maioria dos casos são nas mulheres acima de 25 anos”, complementa Magro.
O médico explica que a causa ainda é estudada, porém o histórico genético do paciente pode ter influência para o aumento das chances de desenvolvimento da doença.

Sintomas
Além da dor, outros sintomas podem indicar a Fibromialgia, como: distúrbios do sono, cansaço físico sem motivo, problemas de digestão, falta de memória, dores de cabeça além da ansiedade e depressão, que podem ocorrer devido aos períodos de dor e restrição ao sono.

Tratamento
Como a doença pode se manifestar de diversas maneiras, o tratamento adequado pode ser multidisciplinar, além de contemplar medicamentos, recondicionamento físico e acompanhamento psiquiátrico ou psicológico. “Os medicamentos prescritos atuam no sistema nervoso e visam equilibrar alguns neurotransmissores”, detalha.

Já os exercícios físicos atuam diretamente no foco da dor e o médico psiquiatra ou o psicólogo auxiliam os pacientes que apresentarem instabilidade emocional ou depressão.

Sobre a Unimed Costa Oeste
Presente em 83% de todo território nacional, a Unimed é a maior rede de assistência médica do Brasil. Com 29 anos de história, a Unimed Costa Oeste tem como objetivo zelar pelo bem estar e saúde de seus clientes. Focada no desenvolvimento da qualidade de vida à comunidade, atua em projetos de responsabilidade social por meio da dança, teatro e de encontros voltados às crianças, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos. Desde 2001, mantém o Selo de Responsabilidade Social. www.unimed.coop.br/costaoeste.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: