Esportes

FIA investiga mensagens e pode punir Vettel por palavrão

Sebastian Vettel entrou em fúria nas últimas voltas do GP do México do último final de semana

Terça - 01/11/2016 às 15:11



Foto: Allsportintheworld Sebastian Vettel
Sebastian Vettel

Sebastian Vettel entrou em fúria nas últimas voltas do GP do México do último final de semana após um polêmico duelo com Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Imediatamente após o holandês cortar caminho na primeira série de curvas para se defender de um ataque de Sebastian, o alemão esbravejou pelo rádio.

Vettel: "Sai! Sai (censurado)! "

Vettel: "Ele é um (censurado). É isso que ele é."

Vettel: "Quero dizer, eu sou o único, ou você está vendo o que eu estou vendo? Ele está me segurando para o Ricciardo chegar, (censurado) ".

Engenheiro, Riccardo Adami: "Charlie disse que..."

Vettel: "É! Quer saber, aqui vai uma mensagem para o Charlie: vai se (censurado)! Honestamente, vai se (censurado) ".

A acusação

O xingamento de Vettel causou uma controvérsia considerável, e o tetracampeão do mundo foi ver Whiting imediatamente após a corrida para se desculpar.

No entanto, apesar de não haver uma declaração oficial da FIA sobre o assunto ainda, entende-se que o órgão esteja levando o assunto a sério e planejando uma ação.

Se acreditarem que o comportamento de Vettel não é aceitável, uma investigação mais formal poderá ser acionada para entender quais regras o alemão quebrou.

Embora a FIA possa decidir que o pedido de desculpas de Vettel a Whiting seja suficiente, a entidade pode optar por ter uma abordagem mais dura do assunto também. Não é impossível que Vettel seja acusado pelas seguintes violações do Código Desportivo Internacional da FIA:

12.1.1.c Qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos interesses do esporte a motor em geral.

12.1.1.f Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado prejuízo moral ou prejuízo à FIA, seus órgãos, seus membros ou seus diretores executivos.

As penalidades para uma violação das regras podem incluir uma reprimenda, uma multa ou mesmo a suspensão de um evento.

O antigo chefe da Vettel, Christian Horner, foi um dos que disse que ficaria surpreso se Vettel não fosse sancionado pelo que aconteceu.

"Em qualquer esporte, o que você não pode fazer é essencialmente desrespeitar a arbitragem", disse ele. "Então, ficaria surpreso se isso não fosse repreendido."

Fonte: Terra

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: