Municípios

Festival que destaca o sertão começa hoje em Simplício Mendes

Nesta primeira noite, o destaque fica por conta da poesia popular de Chico Pedrosa

Sexta - 29/07/2016 às 14:07



Começa hoje (29) mais uma edição do Festival Simplificado, que acontece na cidade de Simplício Mendes, localizada a 416 km ao Sul de Teresina. O evento é gratuito e traz grandes nomes da música nacional à cidade. O objetivo é destacar a riqueza cultural do sertão nordestino por meio de fotos, música e dança.

Nesta primeira noite, o destaque fica por conta da poesia popular de Chico Pedrosa que, 2016, completou 80 anos. Ele começou a escrever folhetos de cordel aos 18 e tem trabalhos gravados por cantores e cantadores como Lirinha, do grupo Cordel do Fogo Encantado. No Festival Simplificado, Chico Pedrosa apresentará o melhor da poesia popular nordestina em show ao lado do também poeta e cantador Maviael Melo.

Ainda nesta sexta-feira (29), sobem ao palco Neto Santana, montado na Praça Isaías Coelho, no Centro de Simplício Mendes, o violinista Yamandu Costa e a já consagrada banda piauiense Validuaté, entre outras atrações.

Já no sábado (30), as apresentações começam a partir do meio-dia, com as danças tradicionais da região, a exemplo do Samba de Cumbuco e do Reisado do Peador. À noite, o destaque fica por conta da apresentação de Edvaldo Santana, trazendo o melhor do samba blues nacional. Ainda tem shows de Teófilo e da banda Fullreggae.

No encerramento do festival, dia 31, a grande atração da noite é cantor e compositor Geraldo Azevedo, que apresentará o show Voz e Violão, às 21h. No repertório, um passeio pelos 50 anos de carreira do artista com a apresentação das composições consagradas, como “Táxi lunar”, “Dona da minha cabeça”, “Moça bonita” e “Caravana”.

Durante o festival, quem chegar à praça matriz da cidade também poderá acompanhar a exposição o “O tempo amarrado no poste”, do fotografo Sérgio Carvalho. Natural de Simplício Mendes-PI, Sérgio retrata na exposição um pouco do cotidiano de uma feira do interior, com destaque para as caminhonetes modelo Rural. Sérgio já realizou diversas exposições nacionais e internacionais e um de seus livros, “Retrato Escravo”, feito em co-autoria com o fotografo João Ripper, foi indicado como um dos melhores livros de fotografia de 2010 pelo Internacional Photobook Festival 2011 (Kassel, Alemanha).

“A expectativa é das melhores para esses três dias de festival. Conseguimos fechar uma programação diversificada e que valoriza as riquezas do sertão. Chico Pedrosa, por exemplo, é hoje considerado o maior cordelista vivo”, destaca Luis Augusto Santana, produtor cultural e organizador do evento.

Esta é a 4º edição do Festival Simplificado e toda a programação é gratuita. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Simplício Mendes, em parceira com o Governo do Estado.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: