Arte e Cultura

Festival de Rabecas começa nesta quinta-feira com vasta programação em Bom Jesus

Quarta - 11/10/2017 às 16:10



Foto: Ascom Secult Festival da Rabeca
Festival da Rabeca

A 10ª edição do Festival de Rabecas de Bom Jesus começa nesta quinta-feira (12) com uma programação que contempla shows, oficinas e exposições. O festival nasceu com o intuito de preservar o instrumento que já é tradição no município e promover o intercâmbio de diversas artes. A abertura oficial acontece a partir das 20 horas no Palco principal Mestre Joaquim Carlota, localizado na Av Josué Parente, com apresentação dos mestres rabequeiros e em seguida shows com Roberta Miranda e Chambinho do Acordeon.

A programação deste ano mantem a cultura popular com o foco na rabeca em apresentações culturais no palco principal. O segundo palco, denominado palco do Queijinho, recebe o resultado de oficinas permanentes, que acontecem durante todo o ano no município, e das oficinas do circuito Cultura Viva, que já passou pelas cidades de São João do Piauí, Cristino Castro e Uruçuí. Serão oferecidas oficinas de audiovisual, hip hop, grafite, libras, entre outras que acontecem nas escolas públicas de Bom Jesus.

Na sexta-feira (13) haverá a participação da Orquestra de Violões da cidade de Corrente e shows com Solange Almeida, Os Bambaz e Banda R10.  A rabequeira, cantora, atriz e poetisa Renata Rosa também se apresenta com um repertório focado nas tradições do nordeste.

O encerramento do festival no sábado (14) fica por conta dos Bandolins Mirins de Oeiras, com o grupo de percussão Patubatê, de Brasília, e dos shows das cantoras Margareth Menezes, Joelma e da Banda Palmos Oliveira.

O evento tomou grandes proporções e se expandiu para outras artes, possibilitando o acesso gratuito de crianças e jovens do município a oficinas de dança, teatro e outros instrumentos musicais. O município ganhou o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota que se tornou o local fixo para as oficinas permanentes e também para a primeira orquestra de rabecas do Brasil, formada por jovens de escolas públicas.

O 10º Festival de Rabecas é uma realização da Associação de Filhos e Amigos de Bom Jesus com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura e patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal.

Fonte: Ascom Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: