Cultura

Festival de Inverno de Pedro II é lançado no Palácio de Karnak

Fonte: SECULT | Editor: Redação 31/05/2017 13:29
Festival de Inverno de Pedro II é lançado no Palácio de Karnak Festival de Inverno de Pedro II é lançado no Palácio de KarnakFoto: Ascom

Na manhã desta quarta-feira (31), foi lançada, no Palácio de Karnak, a 14ª edição do Festival de Inverno de Pedro II. O evento, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de junho, reunirá música, artesanato, turismo e gastronomia. Na solenidade estavam presentes autoridades, imprensa e convidados.

Participaram do lançamento o governador Wellington Dias, o prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, o secretário estadual de Cultura Fábio Novo, secretário de Governo Merlong Solano, entre outras autoridades, que citaram o evento como uma dos que mais impulsiona o turismo dessa região.

Na ocasião, o secretário Fábio Novo apresentou toda a programação do evento e destacou uma novidade para este ano: o Desafio Serra dos Matões, uma competição de corrida de 21 km, onde participantes vão se deparar durante o trajeto com apresentações de alunos da Escola Estadual de Dança Lenir Argento e de vários músicos.

“Essa proposta de associar o Desafio Serra dos Matões com a cultura é algo diferente e inovador, que chama atenção. Nós vamos possibilitar levar para a zona rural de Pedro II a arte, que chegará aos lugares mais distantes da cidade”, afirma Fábio Novo.

O secretário de Cultura revelou ainda mais uma ação da secretaria que será executada em Pedro II durante o festival. “No período do festival abriremos em Pedro II, assim como fizemos em Oeiras, com a escola de Bandolins e em Bom Jesus com a escola de Rabecas, a escola de Jazz, que funcionará na nossa casa de cultura Memorial Tertuliano Brandão”, revela o secretário.

Dentre as atrações nacionais já confirmadas estão os cantores Erasmo Carlos, Diogo Nogueira, Cidade Negra, Alceu Valença, além de bandas piauienses como As Fulô do Sertão e Oitavo Resgate. O festival também vai oferecer uma programação diurna, com opções de oficinas, feiras e apresentações artísticas. Os visitantes ainda poderão desfrutar das inúmeras opções de trilhas, banhos de cachoeiras, visitas aos centros históricos e feiras de artesanato local.

O governador Wellington Dias destaca que o Estado precisa investir no turismo, para ter a sua arte reconhecida nacionalmente, movimentar a economia e gerar renda para os envolvidos.

“A ideia é investir em talentos, em artistas de qualidade, no turismo, nos empreendedores do comércio, da área de serviços. Nossa meta é que o Festival de Inverno de Pedro II sobreviva independente de governo, que ele seja cada vez mais autossuficiente por meio de sua própria economia e pela movimentação de recursos”, diz o governador Wellington Dias.

O Festival de Inverno de Pedro II é a uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias Estaduais de Cultura e de Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae.

Confira a programação completa do palco Opala:

Quinta-feira 15/06

Myrian Eduardo (Pedro II)

Donny Nichilo Band (Blues – EUA)

Alceu Valença

Sexta-feira 16/06

Gustavo Andrade Blues Band (MG)

Roberta Campos (MG)

Erasmo Carlos (RJ)

Sábado 17/06

Oitavo Resgate (PI)

Diogo Nogueira (MA)

Cidade Negra (RJ)

Domingo 18/06

Banda Retrô (Pedro II)

As Fulô do Sertão (PI)

Chambinho do Acordeon (PI)

Comentários