Arte e Cultura

Festival de cultura dos CAPS marca Dia da Luta Antimanicomial

I Festival Cultural da Saúde Mental acontece nesta sexta, no Parque da Cidadania, a partir das 16 horas

Quinta - 17/05/2018 às 17:05



O usuário do sistema de saúde mental do município vai mostrar sua voz e arte amanhã (18), Dia da Luta Antimanicomial. É quando acontece o I Festival Cultural da Saúde Mental, com apresentações artísticas. Será na Galeria do Inconsciente, que fica no Parque da Cidadania, a partir das 16h.

Cada um dos sete Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) levará apresentações de música, dança, teatro e recitais. Na oportunidade, será aberta ainda a exposição “Liberdade é o Melhor Cuidado”, com peças artesanais, quadros e outras produções dos usuários. Estarão expostos ainda banners com informações sobre o serviço de saúde mental e a função de cada um dos seus dispositivos.

“A proposta é mostrar o movimento antimanicomial, que se caracteriza pela luta ao direito das pessoas com sofrimento mental”, explica a Gerente de Saúde Mental da FMS Luanna Bueno. “Uma saúde mental sem manicômios, com atendimento humanizado e inserção dos usuários na comunidade é o objetivo da reforma, e no dia 18 de maio nós procuramos fortalecer esta luta que é constante”, completa a gerente.

Os CAPS trabalham para mostrar que seus usuários têm o seu espaço na sociedade, e o festival tem como objetivo mostrar estes frutos à comunidade, desenvolvidos em oficinas e outras atividades que são realizadas rotineiramente nos centros. “Eles estão inseridos nesse ambiente e podem mostrar seus os dons, expondo assim que eles são pessoas com condições de uma vivência na comunidade” explica Luanna Bueno.

Em 2017 os sete CAPS do município realizaram um total de 50.112 atendimentos, além de 1.752 acolhimentos noturnos. Foram feitas ainda parcerias com 88 equipes da Estratégia Saúde da Família para o trabalho de matriciamento, que é quando as equipes se reúnem periodicamente para discutir os casos de saúde mental da área e juntas elaboram propostas para melhorar o desempenho do usuário na família, na comunidade e na própria UBS.

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema "Por uma sociedade sem manicômios" e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os transtornos mentais. “Dentro dessa perspectiva Teresina tem avançado significativamente, com a implementação de dispositivos de base comunitária como CAPS, ambulatórios e residência terapêutica, de modo a proporcionar serviços que atendam o usuário de forma humanizada e qualificada”, conta Luanna Bueno.

Além da programação no Parque da Cidadania, acontece no dia 22 de maio o I Fórum Intersetorial da Saúde Mental InfantoJuvenil de Teresina, no auditório  do Centro De Formação Prof. Odilon Nunes. O I Fórum tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas para o cuidado intersetorial das crianças, adolescentes e jovens de Teresina.

E no dia 24 o CAPS II Sul promove o seu IV Fórum Antimanicomial. Com o tema “O CAPS para Além dos Muros: a Busca pela Territorialização do Cuidado”, o fórum acontece das 8h às 17h no auditório do Premen Sul. Discussões, debates e formulações de propostas entre usuários, familiares, profissionais, estudantes e demais interessados no tema fazem parte da programação.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: