Brasil

Ferrovia terá mais de 1,7 mil quilômetros de extensão

dados transnordestina visita Dilma

Quinta - 10/09/2015 às 22:09



Foto: portalaz Transnordestina no Piauí: a polêmica continua
Transnordestina no Piauí: a polêmica continua
A ferrovia terá 1.753 km de extensão e interligará Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.

Na construção da ferrovia Transnordestina serão usados 3,2 milhões de dormentes, 290 mil toneladas de trilhos e 4 milhões de m³ de brita. Serão construídas 300 pontes e viadutos e 220 milhões de m³ de escavações.

No município de Salgueiro, em Pernambuco, funciona a maior fábrica de dormentes do mundo, com capacidade para produzir 4,8 mil unidades por dia.

O objetivo do projeto é aumentar a competitividade da produção agrícola, já que contará com uma moderna logística que vai unir uma linha férrea de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.

Quando estiver operando, a ferrovia terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos (soja, farelo de soja, milho, algodão) e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial). A ferrovia estimulará investimentos em outros setores, como os de cimento, clínquer (matéria-prima para a produção do cimento), combustíveis e fertilizantes, além de ser uma nova opção para o escoamento da produção do polo de fruticultura irrigada de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).




Extensão: 1753 km, dos quais 395 no Piauí

Estados: Ceará, Pernambuco e Piauí

Municípios: 81, dos quais 18 no Piauí

Evolução total: 52%

Evolução do trecho EMT (Eliseu Martins-Trindade): 47%

Total de superestrutura lançada: 550 km

Superestrutura lançada no Piauí: 50,3 km (até 31.08)

Mão de obra: 6 mil trabalhadores

Mão de obra no Piauí: 3,1 mil trabalhadores

Total de equipamentos pesados: 2,2 mil

Total de equipamentos pesados no Piauí: 1,3 mil

Valor: R$ 11,23 bilhões


 

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: