Geral

Feriados causam prejuízos no comércio

Viagens Piauí Feriado Comércio População

Terça - 03/11/2015 às 16:11



Foto: Reprodução Lojas
Lojas
A maior parte da população curte bastante um feriado e quando ele é prolongado a alegria é ainda maior. Mas as folgas que alegram muita gente causam sérios prejuízos em alguns setores. Os comerciantes são os mais afetados com essa sequência de feriados registrada em 2015.

No Piauí, as vendas no comércio já caíram 40% em relação ao ano passado e a maior parte do prejuízo é atribuída a grande quantidade de dias não trabalhados. O mês de outubro foi o campeão de feriados, com quatro ao todo. Se contabilizado o Dia de Finados, em novembro, foram cinco feriados em menos de 30 dias no Piauí.

O empresário Marcos Lira, do setor de viagens de curta distância, diz que os prejuízos são inevitáveis devido aos feriados.

"Esses vários feriados acabam afetando o comércio e a gente é muito dependente do comércio. O perfil das viagens são viagens mais curtas e de menor duração porque as pessoas não tem tanto dinheiro para gastar devido a esse monte de feriados que a gente acabando ficando sem produzir e afeta o perfil do turista", conta.

Apesar da queda, os prejuízos não atingem todos os segmentos do comércio. Alguns setores chegam até a lucrar com os feriadões. Algumas oficinas de veículos praticamente chegam a dobrar o faturamento devido às revisões feitas pelos motoristas antes de pegarem a estrada para curtir a folga.

As empresas de ônibus registraram aumento de 30% nas viagens durante os fins de semana de feriado prolongado e também se deram bem com os feriadões. Ao todo, foram 40 veículos extras colocados em circulação durante esse período.

Fonte: globo.com

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: