Feira de Turismo Rural da Cacimba Velha será neste domingo (2)


Feira de Turismo Rural

Feira de Turismo Rural Foto: Divulgação

Acontece neste domingo, 2, mais uma edição da Feira de Turismo Rural, na praça da Cacimba Velha, na zona Leste de Teresina, das 7h às 17h. Em sua terceira edição, a  Feira tem o objetivo de mudar a realidade econômica da região, levando pessoas da cidade para conhecer de perto as potencialidades locais. A inciativa é da Associação de Empreendedores de Turismo Rural (ASETUR) com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur).

A Feira de Turismo Rural contempla a venda de artesanato e valoriza o trabalho dos empreendedores da região, que fabricam produtos alimentícios como queijo, sucos e iogurtes, doces, entre outros, dentro de seus próprios sítios.

O projeto Grande Cacimba Velha Sustentável é uma proposta de desenvolvimento a ser implantado na zona rural de Teresina na Região Leste/Sudeste, compreendendo vários povoados dentre eles, Cacimba Velha, Fazenda Nova, Santa Tereza, Coroatá, Soinho, Cajaíba, Tapuia, Nova cajaíba, Lagoa de Dentro, Serra do Gavião, Arvores Verde, São Raimundo.

A Feira conta com a presença mais de 30 expositores das comunidades que expõem e vendem seus produtos. A pretensão do secretário de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio, é de fortalecer o estimulo aos produtores que contribuem no aspecto econômico daquela região, além de fomentar mais uma opção de turismo na cidade, oferecendo opções de lazer e entretenimento aos visitantes.

"Reconhecemos que o turismo rural vem se tornando uma tendência, e que podemos explorá-lo de duas maneiras. A primeira, no sentido de dar esse espaço aos pequenos e grande produtores rurais, que lá vão estar, a oportunidade de mostrarem que possuem produtos de qualidade e com um preço acessível. A segunda, é que o evento é mais uma opção de turismo, um atrativo para a cidade que tem uma zona rural rica e bem próxima", disse o secretário Aluísio Sampaio. 

A secretaria, segundo Aluísio, também vem mantendo contatos com os agentes de viagens, no sentido de estimular a elaboração de pacotes para visitações à feira. "Buscamos apresentar esse produto, que vêm ganhando força no Estado, para que as agências de viagens possam ofertar aos turistas. É um atrativo diferente e que possibilita um roteiro interessante", disse. 

No próximo dia 2 de julho, a Prefeitura de Teresina, por meio da Semdec e Semest, estará mais uma vez presente no evento, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), e Fazenda da Paz.

Fonte: Da Redação

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: