Federal prende quadrilha que fraudava vestibulares em cinco estados

Arcano Operação Polícia Federal


Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Gangrena

Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Gangrena Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 13/03, a Operação Arcano (“remédio secreto” em latim), com o objetivo de desarticular organização criminosa que fraudava vestibulares de medicina em 5 estados brasileiros. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.

Para realizar a fraude, a organização contou com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como “ponto eletrônico”; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.

Foi detectada a ação do grupo criminoso em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.

Até o momento foram presas 11 pessoas, sendo 2 no estado de São Paulo, 1 no estado do Rio Grande do Sul, 1 no estado da Bahia, 1 no estado do Pará, 3 no estado do Piauí, 2 no estado de Goiás, e 1 no estado do Tocantins. Os demais investigados estão sendo procurados e poderão ser presos ainda hoje. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas mesmas localidades.

Também foram apreendidas duas armas de fogo, de calibre permitido, na residência de dois dos investigados. Eles estão sujeitos a pena de um a três anos de detenção. Em razão da pena, poderão ser postos em liberdade, mediante pagamento de fiança.

Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.



 

Fonte: DPF

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: