Saúde

Febre amarela: prioridade da vacina é de crianças e viajantes

A vacina é contraindicada em alguns casos

Sexta - 03/02/2017 às 17:02



Foto: Divulgação Vacinação febre amarela
Vacinação febre amarela

As pessoas que moram em Teresina e que irão viajar para o exterior ou para áreas de risco de febre amarela devem tomar a vacina contra a febre amarela. Outras que não estejam dentro desses padrões estão dispensadas de irem aos postos e receberem a dose.

A informação é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A vacina é para as crianças de acordo com o calendário de vacinação delas, aos nove meses e reforço aos quatro anos. Outras pessoas só receberão vacinas se forem para as áreas de risco como Leste de Minas Gerais, Oeste do Espírito Santo e Oeste da Bahia.

“Estamos registrando uma procura muito grande da vacina nos postos de saúde, acima da capacidade de distribuição diária”, informa da diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. Alguns países também exigem comprovante com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), dez dias ante da partida.  

A vacina é contraindicada em alguns casos, são eles: gestantes, independentemente do estado vacinal, mulheres que estão amamentando crianças com até seis meses de idade, pessoas com alergia à proteína do ovo e imunodeprimidos (com o sistema imunológico debilitado).

Idosos com 60 anos ou mais que nunca receberam as vacinadas devem consultar o médico e avaliar as consequências da vacinação. Existe o risco da doença e de efeitos colaterais nessa faixa etária.

“A forma que tem aparecido no Brasil é a silvestre, causada pelo arbovírus do gênero Flavivirus e transmitida pelo mosquito Haemagogus”, esclarece Amariles Borba. A FMS está atenta, monitorando a evolução da febre amarela no país. Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: urbana e silvestre.

Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). O tratamento da febre amarela é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado.

“A Rede de Frio de Teresina está abastecida com vacinas, mas elas precisam de um manejo para a distribuição: um frasco, que contém 10 doses, precisa ser administrado imediatamente pois sua validade após aberto é de apenas três horas. Por isso, concentramos a vacinação em dias específicos em cada sala para que tenhamos total aproveitamento das doses”, informa a diretora. “O que pedimos à população é que procure saber na UBS de sua região quais os dias da semana que acontece a vacinação e compareça”, diz.

Fonte: FMS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: