Cidade

Faxina visita os bairros Marquês e Novo Horizonte amanhã (11)

Ação de limpeza evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Sexta - 10/08/2018 às 12:08



Foto: Ascom Limpeza
Limpeza

Os bairros Marquês (zona Norte) e Novo Horizonte (zona Sudeste) serão os contemplados pela Faxina nos Bairros desta semana, que acontece amanhã (11), a partir das 8h. A atividade vem mobilizando a população para combater o Aedes aegypti (mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya) por meio da limpeza domiciliar.

A ação é uma parceria entre a Fundação Municipal de saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. As equipes se encontram em um ponto de partida e de lá seguem recolhendo o lixo das ruas. A ação conta com a parceria da comunidade, que é avisada pelos agentes de saúde para realizar uma limpeza dentro de sua casa. “Durante a semana, a população recebe orientações para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina.

No sábado, as equipes de limpeza se encarregam de recolher todo este material e dar o destino adequado e os profissionais da Gerência de Zoonoses da FMS fornecem informações e orientações sobre o combate ao mosquito.

Na zona Sudeste as equipes vão se encontrar na área verde do Parque Ambiental da região. O quadrante percorrido será aquele formado pela Rua São Gabriel, Rua Des. Antônio Santana e Avenida Joaquim Nelson. Já na zona Norte o quadrante percorrido é o formado pela Rua 1º de Maio, Rua 13 de Março, Rua Pernambuco, Rua Anísio de Abreu, Ferrovia da RFFSA, Avenida Jacob Almendra e Rua Clodoaldo Freitas . O ponto de encontro será o setor de transporte da Polícia Militar (antigo clube do IAPEP), no cruzamento das ruas Clodoaldo Freitas com Artur de Vasconcelos.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Ela tem objetivos como sensibilizar a população para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel; proporcionar à população a retirada pela Prefeitura de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: