Ciência & Tecnologia

Fapepi leva conhecimento e novas oportunidades a comunidade rural em Oeiras

O projeto “Sisteminha Embrapa” foi apresentado aos moradores na expectativa de aliar ao de energia solar já existente no local.

Quinta - 10/11/2016 às 20:11



Foto: Ascom projeto Sementinha Embrapa
projeto Sementinha Embrapa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) realizou visita à comunidade Exú, localizada na zona rural da cidade de Oeiras (PI). Na oportunidade, o diretor técnico-científico da Fapepi, Albemerc Moraes, convidou também a drª. Janaína Mitsue Kimpara, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Parnaíba, para apresentar o projeto “Sisteminha Embrapa” aos moradores, já que a expectativa é aliar o projeto ao de energia solar já existente.

projeto Sementinha Embrapaprojeto Sementinha EmbrapaFoto: Ascom

Na Escola Municipal Sítio Nacional foram distribuídos exemplares da revista Sapiência Jr. edição 02 de 2016, que abordou o tema “Energia Solar”. Alunos da instituição participaram enviando desenhos e textos para essa edição da revista. O diretor técnico-científico discutiu o tema com as crianças e desafiou a todos para a leitura aprofundada e trabalho com a revista nas próximas aulas.

Vale lembrar que a Sapiência Jr. é uma publicação complementar à revista Sapiência que é, por sua vez, a única revista de divulgação científica do Piauí.  O suplemento infantil tem como objetivo desmistificar a ciência para crianças, trazendo temas atuais do universo científico em uma linguagem simples e direta. Ambas as publicações são produzidas trimestralmente pela Fapepi. “A Revista Sapiência Jr. é um recurso maravilhoso voltando os temas científicos para a garotada. Essa atenção especial envolve essas crianças e ajuda a integrá-los em um mundo de conhecimento que pode futuramente melhorar suas vidas”, reforça o diretor.

projeto Sementinha Embrapaprojeto Sementinha EmbrapaFoto: Ascom

Vitória tem 10 anos e ficou animada com o tema. “O sol é a melhor energia porque a gente tem todo dia e também a gente aprendeu que ele não polui o nosso meio ambiente”, disse a estudante. Após a breve conversa com as crianças, a equipe verificou o funcionamento do poço da comunidade que é bombeado por meio da energia solar. São duas placas em tamanho grande e que estão em perfeito funcionamento, beneficiando assim os moradores de Exú.

projeto Sementinha Embrapaprojeto Sementinha EmbrapaFoto: Ascom

Sobre o projeto Sisteminha Embrapa, três moradores solicitaram a participação, o que deve abrir caminhos para o início do trabalho na região. O projeto é um Sistema Integrado Alternativo para produção de alimento, ou seja, basicamente ele forma o microempreendedor individual com um sistema baseado em uma tecnologia de baixo investimento e autossustentável para o agricultou familiar. Uma novidade de implantar esse trabalho na comunidade Exú será justamente aliar à tecnologia da energia solar para o funcionamento de todo o sistema.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: