Fapepi avança na implantação da Vitrine Tecnológica do Semiárido em Oeiras

Na cidade de Oeiras já tem unidades demonstrativas com as Escolas de Família Agrícola


Evento em Oeiras

Evento em Oeiras Foto: Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) participa nessa sexta-feira (23) do Congresso de Lavradores e dos Jovens da Roça, que acontece na cidade de Oeiras. Na oportunidade o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, apresentou a “Vitrine Tecnológica do Semiárido” que é uma proposta de fomento à difusão de tecnologia especialmente abrangendo a região de Oeiras. 

“As tecnologias adaptadas ao semiárido são várias que foram geradas pelos institutos de pesquisas como a Embrapa e as Universidades, assim como as tecnologias sociais geradas pelas Organizações Não Governamentais (ONG’s). E agora chegou o momento de difundir, de aplicar o resultado dessas pesquisas e uma das maneiras de fazer isso se dá com as unidades demonstrativas”, explicou o presidente da Fapepi, Francisco Guedes.

Na cidade de Oeiras já tem unidades demonstrativas com as Escolas de Família Agrícola, alguns produtores em comunidades e também assentamentos. “Nesse sentido o Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) e a Embrapa estão fazendo um convênio para montar uma Vitrine Tecnológica de Convivência com o Semiárido e nós queremos, além disso, juntar com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através de convênio pelo Banco do Nordeste para também integrar esse circuito”, completou ainda o presidente.

A ideia, assim, é difundir o conhecimento e as tecnologias geradas de convivência com o semiárido, tanto nas universidades e centros de pesquisas governamentais, como as tecnologias sociais desenvolvidas por ONGs (Organizações Não Governamentais). Para isso o primeiro passo do projeto é incluir todas as instituições envolvidas com ensino, pesquisa e extensão, especificando o papel de cada uma dentro dessa cooperação.

Em seguida, haverá a integração do Núcleo de Oeiras ao Pólo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Semiárido que possui sede em Picos. Vale ressaltar que os trabalhos a serem executados vão priorizar a difusão do conhecimento e cultura do empreendedorismo e da rede estadual de inovação, com participação de estudantes e professores de Oeiras nas capacitações e oficinas do Hub itinerante, e nas pesquisas de TI (Tecnologia da Informação) aplicada à biotecnologia (especialmente nas cadeias produtivas da cajucultura, da apicultura, da piscicultura, da agroindústria).

Para a coordenadora do Núcleo da Fapepi em Oeiras, Daniele Nascimento, comentou que o projeto também é uma forma de levar os resultados à sociedade. “É um projeto muito bom que atinge todas as instituições de forma integrada onde vamos envolver toda a educação e as pesquisas que estão sendo feitas nas instituições difundindo os resultados à toda sociedade”. 

Já o coordenador do Congresso, o padre João de Deus Leal, acredita que a Vitrine é importante para que se saia da teoria e entre mais na prática tendo em vista que essa é bastante necessária. “Essa vitrine para mim já é uma coisa concreta. Agora devemos ver as propostas e saber onde realmente nos cabe, como poderemos entrar. De modo geral já é um passo muito significativo a difusão do conhecimento com ação concreta a partir da pesquisa”.

O presidente Francisco Guedes adiantou ainda que nessa sexta-feira foi a primeira reunião do projeto realizada em Oeiras e que deve o mesmo ser consolidado durante o Workshop da Aliança para Renovação Agropecuária que vai acontecer no mês de novembro também naquela cidade.

O projeto será apresentado ao Governador Wellington Dias até o mês de dezembro, tendo em vista que o mesmo é um dos grandes entusiastas da tecnologia adaptadas ao semiárido, inclusive esse tema foi um dos seus eixos de atuação enquanto deputado federal, na década passada.
 

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: