Mundo

Famílias separadas pela Guerra da Coreia se reencontram

O reencontro aconteceu nesta segunda-feira (20)

Segunda - 20/08/2018 às 13:08



Foto: Exame Sul coreanos encontram parentes na Coreia do Norte
Sul coreanos encontram parentes na Coreia do Norte

Dezenas de idosos sul e norte-coreanos se reencontraram nesta segunda-feira (20) com seus parentes pela primeira vez desde que foram separados pela Guerra da Coreia (1950-1953). Sob a supervisão de agentes de Pyongyang, a série de reuniões familiares durará até a próxima quarta-feira (22) e acontece no Monte Kumgang, famoso ponto turístico da Coreia do Norte.

Oitenta e nove idosos dos dois países devem participar do programa, e os familiares poderão passar 11 horas juntos. Entre eles está a idosa Lee Keum-seom, de 92 anos, que não via o filho, Sang Chol, 71, desde que a guerra eclodiu. Na ocasião, ela, que vive no Norte, se separou do marido e do filho, que partiram de balsa para o Sul.

"Não sei o que sinto, se é positivo ou negativo. Não sei se é real ou um sonho", disse Lee Keum-seom. A Guerra da Coreia separou milhares de famílias e terminou sem um acordo de paz. No entanto, a reaproximação entre Sul e Norte possibilitou os reencontros. Ao menos 130 mil sul-coreanos se inscreveram para participar do programa, porém, por conta da idade avançada dos candidatos, muitos morreram esperando para rever suas famílias - grande parte dos participantes possui mais de 80 anos. 

Fonte: ANSA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: