Municípios

Famílias da zona rural de Pio IX recebem cuidados sobre saúde bucal

Quinta - 19/07/2018 às 12:07



Foto: Ascom Famílias da zona rural de Pio IX recebem cuidados sobre saúde bucal
Famílias da zona rural de Pio IX recebem cuidados sobre saúde bucal

A famílias dos assentamentos Paulo Freire I e Paulo Freire II, na zona rural do município de Pio IX, receberam orientações importantes durante a Promoção em Saúde Bucal, ação realizada nessa terça-feira (17), pela Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa fez parte das atividades multidisciplinares do programa "Criança Feliz".

A Promoção em Saúde Bucal reuniu crianças, jovens e adultos no Assentamento Paulo Freire I, que inicialmente assistiram a uma palestra sobre a importância da saúde bucal para o desenvolvimento da criança. Logo depois, com o apoio de acadêmicos de Pio IX, do curso de Odontologia, os profissionais promoveram a escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nos participantes.

De acordo com o coordenador da Saúde de Bucal de Pio IX, Rômulo Maia, mesmo de férias, os acadêmicos buscaram essa experiência em odontologia comunitária, que acontece fora da sala de aula e das clínicas.

"Levar informações é um dos principais fundamentos da saúde pública. Só há como prevenir os problemas orais, se as pessoas souberem o que fazer para evitá-los. Espaços como esse realizado no Paulo Freire I têm esse fundamento. É um ambiente de troca, onde ensinamos, mas também aprendemos. Por isso busquei envolver os acadêmicos de odontologia na ação, para que eles conheçam desde cedo essa prática em saúde que acontece fora do consultório”, diz Rômulo Maia.

Monica Arrais, supervisora do Programa Criança Feliz, explica que o projeto funciona com um trabalho intersetorial. “O programa prevê outras ações envolvendo políticas públicas que se complementam nas atividades voltadas para crianças, jovens e a terceira idade. A gente trabalha com visitas domiciliares e tendemos um público de 100 família no município. Nessa ação tivemos o objetivo de chamar a atenção para a prevenção da saúde bucal, através dos hábitos  saudáveis desde cedo”, afirma.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: