Cidade

Falta de higiene atrai urubus para o Mercado do Peixe de Teresina

Terça - 23/08/2016 às 16:08



Foto: Samuel Brandão Urubus invadem todos os espaços do mercado do peixe de Teresina
Urubus invadem todos os espaços do mercado do peixe de Teresina

O Mercado do Peixe, na zona sudeste de Teresina, é um dos maiores fornecedores de pescado da capital. O mercado completa 22 anos e, ao todo, atende 64 permissionários somando mais de 100 famílias que vivem do comércio de pescados.  Sua limpeza é mantida pela prefeitura de Teresina, mas a grande quantidade de urubus e outros animais denuncia a falta de higiene em relação ao lixo do local.

Cerca de 600 kg de pescado é vendido todo dia no mercado do peixe de TeresinaCerca de 600 kg de pescado é vendido todo dia no mercado do peixe de TeresinaFoto: Samuel Brandão

O mercado do peixe de Teresina tem uma média diária de clientela de 600 pessoas e vende cerca 600 Kg de pescado, sendo 6 toneladas vendidas no atacado, todos os dias. Na Semana Santa esses números aumentam, chegando a 40 mil kg diários e 50 mil kg no atacado, recebendo 1.500 pessoas por dia.

Presença de muitas avesPresença de muitas avesFoto: Samuel Brandão

Apesar da grande procura, o odor e o lixo atraem uma grande quantidade de aves e outros animais, principalmente urubus, o que causa desconforto para os clientes. Segundo Marcos Almeida, gerente de limpeza do mercado, “a limpeza é feita diariamente, realizada de forma periódica, incluindo varrição, coleta de lixo e manutenção dos banheiros, seguindo uma programação”.     

Em relação ao lixo exposto e à presença de aves, o gerente afirma que apesar da limpeza diária, os permissionários insistem em jogar restos de peixes e água suja no chão do mercado. “Já foram feitas palestras educativas mais eles insistem em cometer o ato, com isso foram notificados e posteriormente multados” afirma.

Urubus invadem todos os espaços do mercado do peixe de TeresinaUrubus invadem todos os espaços do mercado do peixe de TeresinaFoto: Samuel Brandão

No momento, segundo a gerência de obras da SDU, está sendo preparada uma licitação no valor de R$ 30.000 mil para os próximos dias, com o objetivo de melhorar o mercado e controlar a limpeza do espaço, com reforma nos banheiros e implantação de mais lixeiras.

Fonte: Samuel Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: