Política

Extinção de zonas eleitorais é pauta de encontro da AMAPI e APPM

Terça - 30/05/2017 às 19:05



Foto: APPM Reunião com a AMAPI na sede da APPM, em Teresina
Reunião com a AMAPI na sede da APPM, em Teresina

A Portaria nº 372/2017, assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, reduzindo em 30% as zonas eleitorais no Piauí foi discutida durante reunião dos presidentes da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Thiago Brandão de Almeida, e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos Modesto. Pela resolução, as zonas eleitorais terão entre 100 mil e 200 mil eleitores. O remanejamento ou de extinção de zonas eleitorais atinge municípios com menos de 10 mil eleitores, ou 148 das zonas eleitorais que deixam de existir, o que equivale a aproximadamente 4,88% das 3.033 existentes no País.

Pela Resolução, ficarão extintas as zonas eleitorais nas cidades de Nazaré do Piauí, Várzea Grande, Pimenteiras, Beneditinos, Eliseu Martins, Arraial, Conceição do Canindé, Guadalupe, Monte Alegre do Piauí, Socorro do Piauí, Jerumenha, Bertolínia, Ipiranga do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, São Gonçalo do Piauí, Aroazes, Cristalândia do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena, Francinópolis, Manoel Emídio, Landri Sales, Marcos Parente e Paes Landim.

O Piauí conta com 98 zonas eleitorais, cinco delas localizadas em Teresina. “O cidadão terá que se deslocar muito mais para efetuar serviços simples, como a expedição de título de eleitor. Os municípios afetados com essa medida também serão prejudicados, uma vez que juízes e promotores eleitorais estarão, evidentemente, menos acessíveis. Isso enfraquece a Justiça Eleitoral como um todo”, lamenta Thiago Almeida.

“A Associação passará essa demanda, encabeçada no Piauí pela Amapi, a todos os prefeitos municipais, no intuito de mobilizá-los contra uma medida que prejudica os munícipes, as cidades e, principalmente, o processo eleitoral”, avalia Gil Carlos.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: