Arte e Cultura

Exposição em Teresina conta os 5 mil anos de história do Egito Antigo e Pompéia

A exposição conta com peças de diferentes épocas, de várias dinastias

Sexta - 26/10/2018 às 19:10



Foto: Ai Comunicação Exposição
Exposição

Estão em exposição em Teresina mais de 150 peças que contam a história do Egito Antigo e Pompéia, a cidade que foi petrificada por uma erupção do vulcão Vesúvio. Depois do incêndio no Museu Nacional, que praticamente dizimou seu acervo, a exposição "Mistério do Egito Antigo – Terra Santa e Pompéia" conta com o segundo maior do Brasil em peças originais do Egito Antigo. Integram a exposição diversas peças, entre originais e réplicas, como sarcófagos, estátuas de deuses, objetos, esculturas que representam a cultura egípcia e corpos petrificados.

"A exposição conta com peças de diferentes épocas, de várias dinastias. Foram 5 mil anos de história e cultura. São peças diversas, originais e réplicas. Temos uma peça de 4.500 A.C, original, é uma escultura representando uma mulher, a maternidade, a fertilidade e a amamentação. É umas peças mais antigas do nosso acervo. Temos também as réplicas dos sarcófagos de Tutankamon e múmias também, inclusive uma bebê", conta Márcio Lockman Brabbury, gerente da exposição.

Estão entre as peças réplicas do sarcófago do faraó Tutankamon; de três múmias; da estátua do deus Ápis, representava, em algumas dinastias, uma forma de manifestação do deus Osíris em relação à fertilidade; réplicas da deusa Bastet; de múmias de sacerdote, com datada de aproximadamente 2.700 a.C; estatuetas de Shawabts, de 2.000 a.C, que eram depositadas nas tumbas dos faraós representando os servos que tinham de uma vida para outra; vasos Canopos, que eram usados para guardar as vísceras do corpo mumificado, guardados da câmara mortuária, próximo ao sarcófago; moedas islâmicas e diversas outras.

A exposição foi montada no Shopping Rio Poty, no piso L2, e está aberta a todo o público interessado em cultura. Além das peças, é exibido diariamente um vídeo-documentário exclusivo que é um artigo científico de um arqueólogo relatando toda a história de Pompéia. E sobre o Egito Antigo, são realizadas palestras aos sábados e domingos, às 19h, para o público em geral, para grupos acima de 20 pessoas de forma agendada e ainda para alunos de escolas da capital que se interessem.

O grupo está vindo de São Luís (MA) e passou, nos últimos meses, por Belém (PA) e Vitória (ES). Porém, ao longo de 20 anos, a exposição já passou por todas as capitais brasileiras e agora se concentra em cidades do Norte e Nordeste do país. Em Teresina, os visitantes poderão conferir a grandiosidade da cultura egípcia até o dia 16 de dezembro.

Fonte: AI Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: