Arte e Cultura

Exposição de Robinho Santana celebra herança afro-brasileira em SP

Artista expõe obras inéditas na Oficina Alfredo Volpi, em Itaquera

Sexta - 05/01/2018 às 13:01



Foto: Reprodução / Robinho Santana Exposição de Robinho Santana
Exposição de Robinho Santana

Mais de 20 obras em tinta óleo, acrílica, pintura digital, serigrafia e vídeos compõem a mostra '(Re)conhecimento – A Arte de Robinho Santana', instalada a partir de 13 de janeiro na Oficina Cultural Alfredo Volpi, em São Paulo. A mostra fica em cartaz até 16 de março. Na exposição, o artista reconstrói sua trajetória a partir de referências familiares e influência da arte afro-brasileira. A abertura será a partir das 15h, e o público poderá participar de um bate-papo com Robinho, seguido da discotecagem de Mari Boaventura.

Em suas obras, o artista explora as referências de religiões de matrizes africanas, símbolos Adinkras – símbolos dos povos Akan que representam provérbios sobre as crenças e as histórias desses povos – plantas e os elementos da natureza (água, fogo, terra e ar). Enxerga na luta e resistência das mulheres e homens negros brasileiros a principal inspiração para suas obras.

“Como no meu trabalho eu falo sobre o meu cotidiano, naturalmente falaria sobre as pessoas negras, que podem ser meus familiares, amigos, vizinhos ou a maioria da população brasileira”, conta o artista em vídeo do site O beijo.

Ilustrações de Robinho ganharam destaque na Ocupação Abdias Nascimento, promovida pelo Itaú Cultural. “Recordo de ter visitado uma exposição de arte pela primeira vez somente na minha fase adulta. Como artista nascido e criado no Jardim Ruyce, bairro periférico da cidade periférica de Diadema, reconheço a importância de ter essa exposição descentralizada, facilitando o acesso aos moradores das periferias que inclusive retrato em meus trabalhos”, conta o artista. As informações são da Secretaria de Cultural do governo do Estado de São Paulo.

Serviço

Mostra: (Re)conhecimento: a arte de Robinho Santana

Data: 13/1, a partir das 15h00, a 16/3. Terça a sexta, das 10h00 às 22h00. Sábados, das 10h00 às 18h00

Recomendação etária: livre.

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi

Endereço: Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Entrada gratuita

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: