Mundo

Explosões matam fiéis em igrejas no Egito

Os cristãos são minoria no Egito (cerca de 10%) e pertencem à Igreja Ortodoxa Copta.

Domingo - 09/04/2017 às 16:04



Foto: Diário de Notícias Explosão no Egito
Explosão no Egito

Pelo menos 43 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas neste domingo (9), no Egito, após explosões atingirem duas igrejas coptas (cristãs) no norte do país. Um grupo que pertence ao Estado Islâmico reivindicou a autoria dos dois ataques, informou a agência de notícias Amaq. Os cristãos são minoria no Egito (cerca de 10%) e pertencem à Igreja Ortodoxa Copta.

Os ataques acontecem no dia em que os cristãos celebram o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, e no mesmo mês em que está prevista uma visita do papa Francisco ao Egito. A viagem está marcada para os próximos dias 28 e 29 de abril e é a primeira do pontífice ao Oriente Médio.

A primeira explosão ocorreu dentro da igreja copta de São Jorge, na cidade de Tanta, cerca de 100 quilômetros ao norte da capital Cairo. O ataque matou pelo menos 27 pessoas e feriu outras 78, segundo o Ministério da Saúde egípcio. 

A segunda explosão aconteceu algumas horas depois da primeira, na parte de fora da igreja copta de São Marcos, em Alexandria, a cerca de 200 km do Cairo. Um homem-bomba matou 16 pessoas, incluindo três policiais, e feriu 41, acrescentou o ministério.

"Havia sangue em todo o chão e partes de corpos espalhadas", disse uma cristã que estava dentro da igreja de Tanta na hora do ataque. "Houve uma enorme explosão no corredor. Fogo e fumaça encheram a sala, e os ferimentos foram extremamente graves", disse outra mulher. 

Papa condena terrorismo No Vaticano, o papa Francisco, chefe da Igreja Católica, condenou os ataques (https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/04/09/papa-condena-atentadocontra-cristaos-no-egito.htm). "Ao meu querido irmão, (chefe da Igreja Copta Ortodoxa do Egito e patriarca de São Marcos) Tawadros 2º, à Igreja Copta e a toda a querida nação egípcia, expresso meu profundo pesar", disse Francisco.

O papa copta Tawadros, que assistiu à missa na igreja de São Marcos, ainda estava no prédio no momento da explosão, mas não foi atingido, disse o Ministério do Interior. O presidente Abdel Fattah al-Sisi e o primeiro-ministro egípcio, Sherif Ismail, visitarão o local do atentado em Tanta ainda neste domingo. O presidente convocou uma reunião de emergência do conselho de defesa nacional, segundo as redes de notícias estatais. 

Perseguição aos cristãos

As explosões mostram que o braço do Estado Islâmico no Egito intensifica ameaças e perseguições contra cristãos. Em fevereiro, famílias cristãs e estudantes fugiram da província do Sinai depois de uma série de assassinatos direcionados. No dia 11 de dezembro do ano passado, 28 fiéis da minoria cristã copta morreram em um atentado cometido por um suicida contra uma igreja situada próxima da catedral do Cairo, no bairro de Abbassiya. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: