Municípios

Exército reúne 60 municípios para debater a Operação Pipa

Sexta - 09/06/2017 às 18:06



Foto: APPM Municípios debatem Operação Pipa no 25º BC
Municípios debatem Operação Pipa no 25º BC

Representantes de 60 municípios do Piauí participam na manhã desta sexta-feira (9), no 25º Batalhão de Caçadores, em Teresina, de encontro das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) para discutir a atuação do Exército na Operação Pipa, que abastece essas cidades por carro-pipa.

O tenente-coronel Francisco Nixon, comandante do 25BC destacou que as dificuldades surgidas durante a Operação Pipa são decorrentes do aprimoramento e arrocho da fiscalização promovidos pelo Exército. “A fiscalização tem sido bastante intensa, inclusive, com monitoramento dos carros-pipas por GPS e a verificação da qualidade da água e das condições do caminhão-pipa. O importante é salientar que ninguém ficará sem água. O Exército conta ainda com 57 viaturas que serão utilizadas onde, por algum motivo, o pipeiro paralisou as atividades e estamos abertos a criação de novas rotas”.

Encontro no 25º BC, em Teresina
Encontro no 25º BC, em Teresina

Dos 60 municípios presents, 27 têm carros-pipa contratados pela Defesa Civil estadual, que atendem à zona urbana dos municípios. São 1.100 pipeiros credenciados, sendo que 573 são sorteados pelo Exército para trabalhar por trimestre.

As Comdecs terão mais liberdade para substituir controladores de carradas d’água e os mananciais, o que já é legalmente responsabilidade do município. Foi definido  que o Exército vai dar mais celeridade ao cadastramento de famílias que não recebem atendimento na operação.  

Fonte: APPM/Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: