Executivo não tem como destinar mais recursos pars os Poderes

O Governo do Piauí “anda no fio da navalha” em relação ao equilíbrio financeiro e fiscal, admitiu o secretário Antonio Neto


Comissão discute Orçamento

Comissão discute Orçamento Foto: Caio Bruno/Alepi

O Governo do Estado anda no "fio da navalha” em relação ao equilíbrio financeiro e fiscal e todos os Poderes vão ter que dar sua parcela de contribuição para evitar que ocorra no Piauí situação semelhante à vivida pela administração estadual no Rio de Janeiro, onde os salários dos servidores estão atrasados e os pagamentos de fornecedores suspensos.

Durante audiência pública, nesta terça-feira (8), na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, na sala da Comissão de Constituição e Justiça, o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, detalhou a Lei Orçamentária do Estado (PLOA) para 2017. E alertou sobre os riscos de gastos acima da capacidade financeira do Estado. 

O secretário admitiu que para 2017, a previsão de crescimento é negativo e não há como atender o pedido de mais recursos apresentado pelos poderes, que exigem mais R$ 240 milhões na proposta orçamentária ora em discussão na Assembleia.

A presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, deputada Flora Izabel (PT), relatora do PLOA/2017, presidiu a audiência, que contou com a participação de representantes dos Poderes, Ministério Público, Defensoria Pública e sindicatos de servidores públicos do Piauí.

Na quarta-feira da próxima semana, Antonio Neto vai debater o orçamento em plenário com os deputados. Será durante o grande expediente da sessão do dia 16/11, que começa às 11h. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: