Geral

Ex-secretários presos foram torturados em presídio, dizem parentes

ex-secretários torturados denúncia Caracol-PI

Domingo - 24/01/2016 às 16:01



Foto: portalsrn Presídio de São Raimundo Nonato
Presídio de São Raimundo Nonato
 Dona Benildes Macedo, parente dos ex-secretários da prefeitura do município de Caracol, presos no início da semana pela Polícia Federal, denunciou que foram torturados no presídio em São Raimundo Nonato.

De acordo com Benildes Macedo, depois de serem presos pela PF, os irmãos Yuldeman Macêdo e Idilvan Macêdo, passaram pelo exame de corpo e delito, em seguida foram entregue a polícia civil que os encaminhou até o presídio de São Raimundo Nonato, onde teria ocorrido a tortura.

“Lá rasparam a cabeça deles, tiraram toda a roupa e sapatos, colocaram as algemas do jeito mais apertado, enquanto um agente penitenciário segurava a cabeça, o outro fazia a tortura”, afirmou dona Benildes Macedo.

Denuncia
O deputado federal Paes Landim avisa que vai denunciar o secretário de Justiça do Piauí Daniel Valente à OAB e à Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) por conta das supostas torturas a que foram submetidos na penitenciária de São Raimundo Nonato os ex-secretários de Caracol, que são também professores em Teresina.

Resposta da Secretaria
A secretaria de Justiça afirmou que o procedimento de raspar a cabeça dos internos obedece a uma norma do Ministério da Justiça, fato criticado pela mãe dos acusados. “Meus filhos tem curso superior, um deles já foi professor de geografia da melhor escola do Piauí (Instituto Dom Barreto) durante muitos anos, não tinha porque passarem por isso”, lamentou.

Prisão dos Secretários
A Policia Federal prendeu dois ex-secretários do município de Caracol, região sul do Estado. Yuldeman Macêdo, secretário de administração, e Idilvan Macêdo, secretário de saúde. A prisão foi decretada pelo juiz federal de São Raimundo Nonato, Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, emitiu mandado de prisão, decretando a pena de 11 anos e quatro meses de reclusão para o ex-prefeito de Caracol –PI, Isael Macedo Neto, e de noves anos de reclusão para os ex-secretários municipais Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo e Idilvan Ribeiro Dias de Macedo, sendo todos em regime fechado e sem direito ao benefício de recorrer em liberdade.

De acordo com o Ministério Público Federal, entre janeiro de 2009 e setembro de 2011, o ex-prefeito do município de Caracol-PI, Isael Macedo Neto, teria desviado R$1.305422,39 (um milhão, trezentos e cinco mil, quatrocentos e vinte e dois reais e trinta e nove centavos) do erário público.

O ex-prefeito teria simulado a aplicação dos recursos repassados em notas fiscais duvidosas com a ajuda do ex-secretário municipal de Administração de Finanças, Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo, e do ex-secretário municipal de Saúde, Idilvan Ribeiro Dias de Macedo.

Yuldeman Ribeiro Dias de Macedo foi acusado de colaborar com o então gestor no desvio de verbas, simulando pagamentos de produtos discriminados em notas fiscais adquiridas de empresários e intermediários. Idilvan Ribeiro Dias de Macedo teria reconhecido e autorizado as despesas referentes a produtos não adquiridos pela Prefeitura de Caracol.

Fonte: portalsrn

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: