Ex-prefeito do PSD é preso acusado de corrupção e fraudes em licitações

Operação policia prendeu servidores e empresários do Piauí e Ceará


Bernildo Duarte Val

Bernildo Duarte Val Foto: Arquivo pessoal

Seis pessoas foram presas até o momento na 3° fase da operação Escamoteamento, deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Entre os presos está o ex-prefeito de Buriti dos Lopes e atual diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi),  Bernildo Duarte Val (PSD).

O ex-prefeito foi preso em sua residência, situada no Bairro de Fátima, na zona Leste de Teresina. Ele é ligado aos deputados Júlio César (Federal) e Georgiano Neto, filho de Júlio César e ambos dirigentes do PSD no Estado. 

Além do prefeito, foram presos empresários, servidores públicos e um engenheiro, todos suspeitos de corrupção.  Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados, sendo sete mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária e 16 dezesseis buscas e apreensões. Os mandados foram expedidos pela comarca judicial de Cocal-PI.  

Os suspeitos são acusados de organização criminosa, fraude em licitação, corrupção passiva, dentre outros. Os crimes ocorriam principalmente em contratos fraudulentos entre prefeituras e empresas. 

A operação é um desdobramento da investigação iniciada em Cocal/PI e investiga o desvio de recursos públicos do município de Buriti dos Lopes/PI, onde algumas empresas e empresários da Serra da Ibiapaba no Ceará, juntamente com a participação de agentes públicos desviaram recursos públicos entre os anos de 2013 e 2016. 

Fonte: GAECO

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: