Polícia

Ex-prefeito do Piauí é preso em operação da Polícia Federal

A operação cumpre mandados no Piauí, Ceará e Maranhão

Quinta - 26/10/2017 às 11:10



Foto: Paulo Pincel Polícia Federal em Teresina
Polícia Federal em Teresina

O ex-prefeito do município de Prata do Piauí, Antônio Parambu, foi preso no início da manhã desta quinta-feira (26), em Teresina, durante a ‘Operação Agentum’ deflagrada pela Polícia Federal.

Investigações apontam que o ex-gestor pode ter desviado recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no fim do mandato.

Em nota, a Superintendência Regional da Polícia Federal no Piauí informou que a operação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

De acordo com a PF, foi instaurado o inquérito policial em abril deste ano em decorrência de inspeção realizada pela Controladoria-Geral da União que constatou contratações irregulares e movimentações bancárias atípicas com recursos federais recebidos pelo município de Prata do Piauí, em dezembro de 2016, a título de precatório da complementação da União para o FUNDEF no valor aproximado de R$ 2.730.000,00 (dois milhões, setecentos e trinta mil reais), atraindo a incidência dos delitos de apropriação e/ou desvio de recursos públicos, corrupção, associação criminosa/organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Como funcionava o esquema

A investigação revelou que empresas tinham sócios parentes do ex-prefeito e que atuavam como ‘laranjas’. As empresas foram utilizadas para a ocultação de patrimônio em favor do ex-gestor, em ação de lavagem de dinheiro, através da criação de uma farmácia e um posto de combustíveis.  

Apreensão e bloqueio de bens

Também foi determinada a apreensão de veículos de luxo, sequestro de bens e bloqueio de contas dos principais envolvidos no esquema.  A investigação e cumprimento dos mandados foram realizados em parceria com a rede de controle, com a participação de servidores da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Piauí (TCE).

Operação Argentum

A ação conta com a participação de 110 Policiais Federais do Maranhão, Ceará e Piauí, tem como objetivo dar cumprimento a 21 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão temporária e 6 mandados de Condução Coercitiva expedidos pela 3ª Vara da Seção judiciária do Piauí, executados nas cidades de Caxias e Timon, no Maranhão, Teresina, Demerval Lobão, Prata do Piauí, Crateús, Independência, Parambú e Tamboril, no Ceará.

O nome da Operação faz alusão ao elemento químico Prata, nome da cidade beneficiada com os recursos desviados do FNDE, cujo nome em latim é Argentum.  

Fonte: PF

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: