Ex-minsitro chama de "crueldade" as reformas de Temer

Carlos Gabas veio ao Piauí debater o desmonte da Previdência pelo governo federal


Ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas

Ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas Foto: Jorge Henrique Bastos/PK/Ccom

O rombo na Previdência é o principal problema das gestões federal, estaduais e municipais. Essa é a opinião do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, que veio ao Piauí para debater a reforma previdenciária em palestra promovida pelo Sebrae-PI. Em 2016, o governo do Piauí acumulou um déficit na Previdência estadual que somou mais de R$ 875 milhões. O déficit é crescente, pois o Estado não contrata novos servidores na mesma proporção que consede aposentadorias ou pensões.  

Carlos Gabas vê maldade em todas as propostas defendidas pelo governo do presidente Michel Temer. “É maldade com o deficiente, com o idoso pobre, a viúva pobre, o trabalhador rural principalmente. É um conjunto de maldades mesmo. É crueldade. Em vários locais do país a expectativa de vida não chega aos 65 anos. Em um país desigual como o Brasil - que tem desigualdade social, regional e econômica - você não pode usar uma média como regra para o país inteiro. Tem muitos locais que sequer chegam aos 65”, reclama Gabas

O ex-ministro também condenou o tratamento machista e preconceituoso dado às mulheres no Brasil. E defendeu que as regras sejam as mesmas para homens e mulheres somente quando os direitos deles forem iguais.

“O Brasil não trata igual homens e mulheres. Elas sofrem um preconceito danado. O nosso país é de uma cultura patriarcal e machista. Quando as condições reais foram iguais, você pode igualar regra, hoje não pode”.

Desmonte

O ex-minstro Carlos Gabas viaja o país para denunciar o “desmonte” da previdência e de outros direitos dos trabalhadores. “Vamos percorrer todas as capitais e grandes cidades para levar esse debate sobre o que, de fato, está escondido atrás dessa pretensa reforma da previdência. O objetivo é mostrar que é um desmonte do sistema de proteção social. Eu vim ao Piauí a convite da Frente Brasil Popular e do governador Wellington Dias para que a gente pudesse fazer esse debate aqui em Teresina”.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: