Geral

Ex-ministro Reis Velloso morre aos 87 anos no Rio de Janeiro

Reis Velloso é piauiense e serviu a diferentes governos desde o ano 1964

Terça - 19/02/2019 às 17:02



Foto: YouTube Ex-ministro Reis Velloso
Ex-ministro Reis Velloso

O economista piauiense e ex-ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Velloso, morreu na manhã desta terça-feira (19) aos 87 anos no Rio de Janeiro, onde morava com a família.  Reis Velloso serviu a diferentes governos desde o início da ditatura militar, em 1964. Segundo a família, ele estava em casa e morreu de causas naturais. Ainda não há informações sobre o velório do economista. 

Reis Velloso nasceu em 12 de julho de 1931 em Parnaíba, no litoral do Piauí.  Na década de 1970, Velloso foi fundamental na liberação de recursos para construção da infraestrutura do Estado. Reis Velloso é irmão do também economista Raul Velloso.Reis Velloso é irmão do também economista Raul Velloso.

Reis Velloso é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. O ex-ministro foi um dos economistas mais influentes do regime militar ao ocupar o cargo de ministro do Planejamento entre 1969 e 1979, nos governos de Emílio Médici e Ernesto Geisel.

Ao longo de sua passagem pelo governo, Reis Velloso ajudou na formulação dos Planos Nacionais de Desenvolvimento (PND) e fundou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Também participou do período conhecido como milagre econômico, no fim dos anos de 1960 e início dos 1970, quando a economia brasileira registrou elevadas taxas de crescimento, e enfrentou a crise do petróleo.

Fonte: Com informações do G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: