Ex-espião russo envenenado na Inglaterra melhora e sai do estado crítico

Sergei Skripal, de 66 anos, responde bem ao tratamento, de acordo com o hospital onde ele está internado


Sergei Skripal

Sergei Skripal Foto: Metro Jornal

O estado de saúde de ex-espião russo envenenado na Inglaterra, Sergei Skripal, melhora rapidamente, informou nesta sexta-feira (6) o hospital Salisbury District, onde ele está internado. Ele responde bem ao tratamento e não está mais em estado crítico, de acordo com a médica e diretora do hospital, Christine Blanshard.

Skripal, de 66 anos, e a filha, Yulia, de 33, foram hospitalizados em 4 de março, após terem entrado em contato com uma substância química que atinge o sistema nervoso. Na quinta-feira (5), Yulia afirmou que "se sente cada dia melhor", na primeira vez que ela se manifestou desde a sua hospitalização.

Envenenamento e a crise diplomática

O incidente envolvendo Yulia e o pai desencadeu uma crise diplomática do Reino Unido com a Rússia, que depois se ampliou para outros países. O governo britânico considerou Moscou responsável pelo envenenamento e determinou a expulsão de 23 diplomatas russos - medida que foi seguida posteriormente pelos EUA e uma série de países europeus. A Rússia revidou. Nesta quinta, diplomatas americanos deixaram a embaixada dos Estados Unidos em Moscou.

A onda de expulsões cruzadas dos países ocidentais e da Rússia, que começou em 14 de março, já atinge 300 diplomatas. Na terça-feira (3), o chefe do laboratório militar britânico de Porton Down, Gary Aitkenhead, afirmou que não foi possível determinar que o agente neurotóxico usado no envenenamento proceda da Rússia.

"Fomos capazes de identificar que se trata de Novichok, de identificar que foi um agente neurotóxico de tipo militar. Mas não identificamos sua origem exata", afirmou em uma entrevista à Sky News nesta terça-feira (3).

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: