Política

Ex-deputado seria elo entre Serra e empresários

O ex-deputado Márcio Fortes (PSDB-RJ) desponta nas investigações da Operação Lava Jato como possíve

Terça - 12/07/2016 às 14:07



Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado José Serra, ministro das Relações Exteriores
José Serra, ministro das Relações Exteriores
O ex-deputado Márcio Fortes (PSDB-RJ) desponta nas investigações da Operação Lava Jato como possível elo entre o ministro das Relações Exteriores, José Serra, e empresários. Fortes foi citado em delações premiadas de grandes empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção, identificado como interlocutor de Serra. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

O chefe do Itamaraty nega envolvimento no caso e diz que não possui interlocutores. “Reitero que não houve irregularidades, nem existem interlocutores autorizados a falar em meu nome”, declarou José Serra por meio de nota. Márcio Fortes não foi encontrado pelo jornal para comentar. Apesar de negar as irregularidades, José Serra se preocupa com os efeitos que as citações podem provocar e contratou uma assessoria só para cuidar desse tema, a FSB. Além disso, o assunto tem sido discutido pelo tucano em reuniões com grandes advogados paulistas.

No mês passado noticiou-se que o ministro foi citado na delação premiada da empreiteira OAS. Ainda segundo Mônica Bergamo, o senador licenciado integra a lista de quase uma centena de políticos sobre os quais a empreiteira promete dar informações detalhadas de contribuições para campanhas eleitorais.

Serra também aparece na relação de mais de 200 políticos apreendida na casa de um executivo de outra empreiteira investigada, a Odebrecht. De acordo com a colunista, Pedro Novis, que antecedeu Marcelo Odebrecht na presidência do grupo, sempre foi um admirador do tucano. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), já havia dito que as doações feitas pela empreiteira para integrantes da legenda foram legais e que era preciso separar o “joio do trigo”. 

Fonte: Congresso em foco

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: